
A assistente administrativa Mariane Rodrigues, que vive em Querência, no Mato Grosso, nunca imaginou que suas férias no Tocantins seriam marcadas por um acontecimento tão inesperado: a chegada de um novo integrante à família. Durante a viagem para visitar os pais, Mariane descobriu que estava grávida entre sete e oito meses apenas algumas horas antes de dar à luz. O diagnóstico veio após ela sofrer convulsões e ser levada às pressas para o hospital.
Mariane relatou que percebeu, desde o início das férias, uma pressão alta incomum, mas atribuiu o sintoma ao calor na região. Sem apresentar os sinais típicos da gestação e com o ciclo menstrual aparentemente normal, a gravidez foi uma surpresa para toda a família. Além disso, Mariane fazia uso de anticoncepcional, o que tornou a situação ainda mais inesperada.
Um susto no último dia de férias
No dia 3 de janeiro de 2025, na última sexta-feira das férias, Mariane, seu marido Gerôncio Jean e os filhos Pedro, de 2 anos, e João Neto, de 18 anos, se preparavam para retornar ao Mato Grosso. No entanto, durante a madrugada, Gerôncio foi surpreendido ao acordar e encontrar a esposa tendo convulsões. “Por volta de 4h30 meu esposo acordou comigo dando convulsões severas, me debatendo. Fui levada para unidade básica de saúde local, onde tive um atendimento rápido, preciso e objetivo. E foi confirmado para nossa surpresa que eu estava grávida e precisaria com urgência de uma cesárea”, comentou Mariane, em entrevista ao g1.
Devido à necessidade de cuidados especializados, Mariane foi encaminhada para o Hospital Regional de Gurupi. Lá, os médicos avaliaram que seria necessário transferi-la para Palmas, onde há uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Na noite do mesmo dia, Mariane deu à luz o pequeno Mateus. O bebê nasceu prematuro e precisou ser internado na UTI para acompanhamento médico.
[tdj-leia-tambem]
Bebê Mateus: mais um tocantinense na família
O nascimento de Mateus pareceu ser guiado pelo destino, já que todos os integrantes da família têm raízes no Tocantins. “Mateus veio ao mundo também em solo tocantinense, como se tudo já estivesse planejado”, comentou a mãe emocionada.
“Meu filho de 18 anos está em Querência (MT) bastante surpreso porque agora terá dois irmãos pequenos, muito feliz. O pequeno, até semana passada o caçula, não sabe direito, até porque não entende. O meu esposo considero a pessoa mais sensata e resiliente do mundo, super parceiro, e estamos unidos no propósito”, contou Mariane.
Enquanto o pequeno Mateus segue internado na UTI neonatal devido à prematuridade, Mariane está se recuperando em um hospital particular no Tocantins, onde é acompanhada por uma equipe médica. Apesar do susto inicial, a família permanece unida e otimista sobre o futuro.