
Em Santos, litoral de São Paulo, um casal encontrou uma carteira com documentos, cartões de crédito e R$ 1.500 em dinheiro. Os itens pertencem a Alexandre Batista da Silva e, de acordo com ele, não notou que havia perdido a carteira e só se deu conta após começar a ser marcado em uma publicação nas redes sociais, que tinha a foto de sua carteira de habilitação.
Em entrevista ao G1, Silva contou que foi a uma padaria com a esposa após assistir à final da Copa Libertadores, no sábado (30). Antes de entrarem em casa, o casal se sentou para conversar e, neste momento, sem querer, deixou a carteira de lado. “A Jessica [esposa] perguntou da minha carteira, mas eu disse que tinha deixado em casa”, lembra.
Algumas horas depois, o barbeiro começou a notar diversas notificações de marcação em um post nas redes sociais, em um grupo de achados e perdidos. Ele conta que, naquele momento, já começou a bloquear os cartões e entrou em contato com a pessoa que fez a publicação.
“Eu achei que alguém tinha levado o dinheiro e deixado apenas os documentos. Os R$ 1.500 eram tudo o que a gente tinha ganhado na semana trabalhando no salão, eu como barbeiro e minha mulher como manicure”, relata.
‘Foi um alívio’
Assim, para a surpresa do casal, a aposentada Márcia Regina Garcia da Silva Leite (63), foi quem encontrou os pertences e respondeu à mensagem dizendo que estava com tudo o que tinha na carteira. “Assim que ela respondeu, foi um alívio. A gente marcou de se encontrar no dia seguinte. Foi gratificante, não porque eles me devolveram o dinheiro, mas porque isso é coisa rara de se ver hoje em dia, fora a amizade que a gente fez”, diz o barbeiro.
No encontro para a devolução, Márcia estava acompanhada do esposo, Pedro Luiz da Silva Leite (60). De acordo com ela, assim que viu a carteira, achou que deveria pegar. “Eu pensei comigo: eu tenho que pegar para devolver para a pessoa. Essa é a segunda carteira com dinheiro que eu entrego para o proprietário, mas nunca fiz nada além da minha obrigação, não é meu, não me pertence”, diz.
O caso repercutiu nas redes sociais, mas Márcia comenta que, para ela, o ato não foi surpreendente. “As pessoas começaram a compartilhar, e eu pensei: mas gente, eu só fiz a minha obrigação, e todo mundo deveria fazer isso, ser honesto. A gente luta por um país sem corrupção, e a gente tem que fazer a nossa parte.”