
A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, compartilhou imagens que revelam a dimensão das inundações em Porto Alegre decorrentes das intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril.
A imagem principal (acima) foi capturada pelo satélite Landsat 8 na quarta-feira, dia 8, onde é possível observar as águas do rio Jacuí avançando sobre o centro da capital.
Além disso, a foto mostra o Aeroporto Salgado Filho, assim como os estádios do Grêmio e do Internacional. Esses três locais foram afetados pelas inundações e tiveram suas atividades interrompidas.
Antes e depois
A montagem a seguir, também divulgada pela NASA, apresenta uma comparação entre o antes e o depois de Porto Alegre, do rio Jacuí e da Lagoa dos Patos. A primeira imagem foi capturada em 6 de maio, durante as enchentes, enquanto a segunda foi registrada em 20 de abril, antes das chuvas intensas.

De acordo com a NASA, estas imagens são parte de um levantamento para mapear deslizamentos de terra e áreas afetadas pela falta de energia.
Em uma postagem da agência no X, é possível é ver em vermelho o resultado das inundações e o que seria a área normal do rio em azul.
NASA’s Global Flood Product shows extensive flooding in Rio Grande do Sul, Brazil on May 6, after the devastating heavy rains in the region. The 1-day product is shown here, with #flooding in red, and normal surface water in blue.
— NASAEarthdata (@NASAEarthData) May 7, 2024
Learn about the data: https://t.co/68o31xTanL pic.twitter.com/IRwQwavbvI