Foto: NASA
Foto: NASA

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, compartilhou imagens que revelam a dimensão das inundações em Porto Alegre decorrentes das intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril.

A imagem principal (acima) foi capturada pelo satélite Landsat 8 na quarta-feira, dia 8, onde é possível observar as águas do rio Jacuí avançando sobre o centro da capital.

Além disso, a foto mostra o Aeroporto Salgado Filho, assim como os estádios do Grêmio e do Internacional. Esses três locais foram afetados pelas inundações e tiveram suas atividades interrompidas.

Antes e depois

A montagem a seguir, também divulgada pela NASA, apresenta uma comparação entre o antes e o depois de Porto Alegre, do rio Jacuí e da Lagoa dos Patos. A primeira imagem foi capturada em 6 de maio, durante as enchentes, enquanto a segunda foi registrada em 20 de abril, antes das chuvas intensas.

Foto: NASA

De acordo com a NASA, estas imagens são parte de um levantamento para mapear deslizamentos de terra e áreas afetadas pela falta de energia.

Em uma postagem da agência no X, é possível é ver em vermelho o resultado das inundações e o que seria a área normal do rio em azul.