Pessoas caminham agasalhadas em calçadão urbano durante dia frio, com clima nublado e iluminação de postes acesa.
Foto: Depositphotos

Com a chegada de abril, o Brasil se prepara para enfrentar a primeira grande onda de frio de 2025. De acordo com o Climatempo, ao menos quatro massas de ar polar devem atingir o país, derrubando as temperaturas especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Três frentes frias já na primeira quinzena

A primeira massa de ar polar chega logo no início de abril, com impacto mais leve sobre o Rio Grande do Sul. Já a segunda frente fria, prevista para o período entre 5 e 9 de abril, terá intensidade de fraca a moderada. Curitiba deve registrar mínima de 14 °C, enquanto São Paulo pode chegar a 16 °C.

Entre os dias 12 e 16, está prevista a chegada da terceira massa, essa com intensidade moderada a forte. As capitais Curitiba e São Paulo devem alcançar mínimas de 13 °C e 14 °C, respectivamente. Vitória, por sua vez, deve registrar a menor temperatura do período: 12 °C.

Quarta massa e risco de geada

Ainda segundo o Climatempo, uma quarta massa de ar frio é esperada antes do fim de abril. “Ela representará a ‘virada de chave na temperatura’”, informa o meteorologista Vinícius Lucyrio. Apesar disso, ele ressalta que os dias de frio devem ser breves: “A expectativa é de que sejam poucos dias com temperaturas mais baixas antes da retomada do calor”.

O alerta também é para o risco de geadas nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com potencial impacto na agricultura.

Capitais devem registrar os dias mais frios do ano

Com as quedas de temperatura, é possível que todas as capitais do Sul e Sudeste, além de Campo Grande e Cuiabá, registrem os dias mais frios de 2025 até o momento.