
O comerciante Tulio Catelani, morador de Cordeiro (RJ) tatuou uma prótese na perna direita em homenagem à filha. Valentina, de apenas 5 anos, teve hemimelia fibular no nascimento e precisou amputar parte inferior de uma das pernas quando tinha apenas 1 ano.
Tulio conta que sua intenção com a tatuagem, que tem traços inspirados no super-herói Homem de Ferro, foi a de ficar igual a ela.
“É, literalmente, um jeito descontraído de ficar igual a ela (Valentina). Somos todos iguais e é esta a mensagem que quero passar para minha família. Agora, estou contando uma nova em história em parceria com minha menina, por meio da minha pele”, disse.
Apesar de Valentina saber que é uma tatuagem, ela entende a intenção do pai. “Eu adorei o desenho na perna do meu pai. Ele só fez uma tatuagem porque eu tenho uma prótese”, declara.
“Ela sabe que é uma tatuagem, mas chama de prótese do meu pai”, completa Tulio.
Inspiração veio durante uma das trocas de prótese da Valentina
As próteses de Valentina são trocadas periodicamente e passam por ajustes para se adequarem ao crescimento da menina. Foi justamente em uma dessas trocas que nasceu a ideia de fazer a tatuagem.
“A ideia da tatuagem veio na segunda prótese dela. Com o desenho (da prótese), eu falei: ‘Eu acho que dá pra tatuar uma prótese na minha perna, né?'”, disse Tulio.
O trabalho levou cinco sessões, sendo uma apenas para os retoques, durante os meses de maio e junho deste ano. Um total de cerca de 26 horas.
“Minha esposa ficou sabendo (que ele iria fazer a tatuagem) logo que eu tive a ideia. Ela ficou preocupada se eu ia aguentar porque a tattoo é muito grande”, disse Tulio.
“Minha família só ficou sabendo mesmo na semana que eu fui fazer a tatuagem (porque) meu pai é meio sistemático, mas me deu maior força. Todo mundo deu maior força. Ficaram empolgados com a ideia”, finaliza.
Jeferson França, tatuador de Nova Friburgo responsável pela “prótese do papai”, como diz Valentina, não esconde sua alegria em relação ao trabalho.
“Fiquei muito feliz em ter participado dessa história linda de pai e filha. Já fiz muitos trabalhos com grandes significados e esse foi um que fiquei até emocionado. Fiquei ainda mais feliz com alegria do Tulio e da sua filha com o resultado. Ainda não tenho filhos, mais a atitude dele foi sensacional”, afirma.
Fonte: G1