
Proprietários de veículos podem estar sujeitos a perder a placa, seja por motivo de furto, roubo ou dano, causado pelas fortes chuvas, por exemplo. Nesse caso, com o alto volume de chuvas registrado neste mês no Estado, muitos não sabem como proceder em uma eventual perda da placa do veículo em uma enchente.
Diante disso, é crucial saber como agir nesses casos, uma vez que circular sem a placa configura uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em pontos na carteira, multas e até mesmo apreensão do veículo.
Em casos de furto ou roubo, é fundamental registrar um Boletim de Ocorrência em uma unidade da Polícia Civil ou pela Delegacia Eletrônica. Isso serve como medida preventiva contra o uso indevido da placa.
Antes de solicitar uma nova placa, certifique-se de que o veículo está devidamente licenciado, com todas as taxas em dia e sem multas pendentes.
Desde 2020, o Detran-SP adotou o padrão Mercosul para as placas. Caso o veículo tenha a placa no formato anterior (três letras e quatro números), conhecida como placa cinza, e ocorra a perda, será necessário converter para o novo formato (quatro letras e três números).
Passo a passo para emissão de uma nova placa
Veículos com placas cinza ou vermelha:
- Novo Emplacamento PIV: o proprietário deve solicitar novo emplacamento no modelo PIV, seguindo a Resolução Contran 969/2022.
- Documentação e vistoria: realize a vistoria de identificação veicular em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) e, em seguida, vá a uma unidade de atendimento para emissão do novo documento do veículo (CRV) mediante pagamento da taxa e apresentação dos documentos solicitados.
- Emplacamento: finalize o processo com o emplacamento do veículo em uma empresa estampadora credenciada ao Detran-SP. Consulte a lista de unidades disponíveis no site.
Veículos com placa Mercosul:
- Vistoria e documentação: faça a vistoria de identificação veicular em uma ECV. Agende atendimento presencial em uma unidade do Poupatempo, apresentando os documentos solicitados.
- Autorização e emplacamento: aguarde a autorização de estampagem e realize o emplacamento na estampadora credenciada escolhida.
Documentos necessários:
- Solicitação do serviço de novo emplacamento;
- Documentos de identificação (RG, CNH, etc.);
- Comprovante de endereço recente;
- Comprovante de pagamento da taxa do CRV/CRLV-e;
- CRLV-e impresso em folha A4;
- Declaração de perda ou boletim de ocorrência das placas;
- Laudo de Vistoria realizado na ECV;
- CRV original (em casos de conservação em CRV/CRLV-e).
Esteja atento aos detalhes e prossiga com o processo de emissão da nova placa, garantindo a regularidade do seu veículo perante as normas de trânsito. Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, consulte os canais digitais do Detran-SP e Poupatempo.