Pesquisa aponta que mais de 70% dos brasileiros são contra o aborto

No último sábado, dia 23, a Genial/Quaest divulgou os resultados de uma pesquisa que revela o posicionamentos dos brasileiros em relação ao aborto. Enquanto 72% dos entrevistados se manifestam contrários à legalização do procedimento, apenas 25% disseram ser favoráveis.

Embora a maioria seja contrária, o levantamento apontou que 84% dos participantes acreditam que a mulher que opta pelo aborto não deve ser presa. Por outro lado, apenas 15% defendem a ideia da punição com prisão.

O presidente da Quaest, Felipe Nunes, destacou a postura social identificada na pesquisa, enfatizando o que chamou de “postura antipunitivista” na discussão sobre o aborto. Em uma publicação na rede social X, antigo Twitter, Nunes ressaltou que “o conservadorismo na sociedade é evidente na pesquisa, mas chama atenção a postura social no caso do aborto”.

Recentemente, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou que não pretende pautar “em curto prazo” o debate sobre o aborto entre os ministros da Corte.

O plenário do STF começou a julgar em setembro deste ano uma ação protocolada pelo PSOL em 2017. A então ministra Rosa Weber proferiu o primeiro voto a favor da descriminalização do aborto, mas o julgamento foi suspenso por solicitação de Barroso, que alegou que o tema ainda não está “amadurecido” na sociedade. Barroso enfatizou que ser contra o aborto não implica necessariamente a defesa da prisão para mulheres que precisaram recorrer ao procedimento.