G1

Usando seus dias de folga, o sargento da Polícia Militar de Birigui (SP) André Souza, tomou a iniciativa para começar um projeto de restauração e doação de bicicletas para crianças cujos pais não possuem condições de comprar.

De acordo com André, essa ação nasceu da vontade de retribuir o presente que recebeu quando tinha apenas quatro anos de idade. “Ganhei uma bicicleta doada. Não me esqueço. Tenho muitas recordações boas. Então, pensei e comecei a fazer para as crianças também”, diz.

Todas as bicicletas que o sargento recupera são frutos de doações de pessoas que ficam sabendo do projeto pelas redes sociais e decidem ajudar. “Para a gente, às vezes, não serve, mas tem gente que vai usar”, conta Marina Sanches, de 12 anos, que entregou ao sargento uma antiga para ser restaurada.

[tdj-leia-tambem]

O valor para arrumar cada bicicleta é de em média R$ 70. O policial militar conta com a ajuda de amigos, que sempre que possível colaboram com doações em dinheiro. Porém, André também destina o décimo terceiro salário para presentear crianças, como o pequeno Felipe Fabrício Ferreira Machado, de 10 anos, que perdeu o pai recentemente, mora com a mãe em uma casa alugada.

“Estou usando [a bicicleta] para vender balas. Faz tempo que vendo. O dinheiro eu dou para a minha mãe comprar as coisas em casa”, afirma menino.

Além do projeto das bicicletas, André distribui doces para crianças carentes no Natal, faz a doação de cestas básicas para famílias necessitadas durante o ano todo. Segundo o sargento, todas as ações são muito especiais, mas uma vai ficar guardada para sempre na memória dele.

O policial militar não se recorda quantas famílias já ajudou, mas os números pouco importam. “As pessoas têm que ter empatia para se colocar no lugar das outras. Se pensar nisso, já teremos alguma coisa diferente”, conta.