Aglomeração em praia do Litoral Paulista
Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna

Nesta semana, o prefeito de Santos, Rogério Santos, anunciou que as praias das cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, serão liberadas para de turistas e moradores durante o Réveillon.

De acordo com o anúncio, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) definiu que as praias não terão barreiras sanitárias para controlar o acesso de turistas.

“O momento da pandemia não exige esse tipo de ação, mas não adianta olhar só o quadro epidemiológico atual, a gente precisa projetar o futuro. A decisão pode mudar caso a pandemia piore”, afirmou.

Rogério, que também é presidente da Condesb, disse em entrevista ao g1 que os prefeitos das nove cidades da região litoral debateram sobre a queima de fogos e atrações durante a virada de ano nas praias. Segundo ele, alguns municípios ainda não se posicionaram, portanto, farão uma próxima reunião. “Veremos se teremos uma decisão de forma metropolitana ou não”, comentou.

Atrações de Revéillon

O prefeito de Santos também destacou que os municípios têm autonomia para decidir sobre a liberação das praias. Praia Grande já anunciou que não fará queima de fogos no Revéillon. Enquanto isso, Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga afirmaram atrações na passagem de ano.

De acordo com Rogério Santos, mesmo sem a queima de fogos, as pessoas poderão permanecer na faixa de areia das praias durante a temporada de verão.

“A gente sabe que promover o espetáculo de fogos é incentivar a aglomeração. Muitos vêm ver o espetáculo, que é belíssimo. Se não promovermos, um número menor de pessoas virão”, justificou.

Eventos

No dia 5 de outubro, durante a última reunião dos municípios, o conselho decidiu liberar eventos controlados durante a temporada de verão no litoral. Assim, os eventos devem ter portaria e venda de ingressos, para controle do público e dos protocolos sanitários exigidos para a realização.

No dia 3 de novembro, uma nova reunião deverá decidir os protocolos para os eventos autorizados.

[tdj-leia-tambem]