Aluna olha para a câmera segurando livro do programa em sala de aula
Programa contribui com a formação de jovens cidadãos mais conscientes pela preservação da vida (Foto: Divulgação)

O programa Caminhos para a Cidadania oferece atividades curriculares sobre segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana para alunos de 4º e 5º ano de escolas públicas, contribuindo com a formação de jovens cidadãos mais conscientes pela preservação da vida.

A iniciativa é coordenada pelo Instituto CCR, que completa 5 anos em 2019.

No entanto, a ação socioeducacional que surgiu em 2002, como parte das ações de responsabilidade social do Grupo CCR e já atendeu mais de 3,4 milhões de alunos e mais de 127 mil educadores, em 118 municípios, com mais de 1,8 mil escolas participantes.

Além dos conteúdos administrados nas aulas com material específicos do programa, todos os anos os alunos acompanham uma peça teatral abordando os temas do “Caminhos para a Cidadania”.

Aluna faz trabalho de educação no trânsito com tesoura e gravuras
Iniciativa é coordenada pelo Instituto CCR (Foto: Divulgação)

O programa foi premiado na categoria Responsabilidade Social pelo International Bridge, Tunnel and Turnpike Association (IBTTA) em 2011.

Os conteúdos estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As concessionárias participantes do programa estão localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro:

CCR AutoBAn, CCR NovaDutra, CCR ViaOeste, CCR ViaLagos, CCR RodoNorte, CCR SPVias e ViaRio.  

No Sistema Anhanguera-Bandeirantes, por exemplo, cerca de 50 mil alunos de 300 escolas são beneficiados com as atividades, que são realizadas nos municípios de Americana, Cajamar, Caieiras, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Itupeva, Hortolândia, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Era digital

Ao longo do ano, educadores das escolas que integram o programa, participam de diversas atividades de formação.

Elas abordam técnicas de ensino dos temas do programa (educação para o trânsito, cidadania e mobilidade urbana), além de dinâmicas que estimulam o desenvolvimento de atividades lúdicas em sala de aula.

“Este é um processo contínuo que tem o objetivo de permitir a interação constante entre os educadores do programa, responsáveis pela rotina em sala de aula, e a equipe de coordenação do Caminhos para a Cidadania.

Desta forma, é possível adequar as atividades à realidade de cada município”, explica Marina Mattaraia, diretora do Instituto CCR.

Em 2019, a grande novidade foi o lançamento da plataforma de Ensino à Distância, com conteúdos multimídia para a formação dos professores.

“Por meio da plataforma de EAD, o Caminhos para a Cidadania reforça o seu compromisso e a sua atuação com os educadores das cidades lindeiras participantes no programa. Dessa forma, conseguimos garantir mais interação, inclusão e acompanhamento das ações e atividades realizadas”, afirma Ariane Teles, que coordena o programa no Instituto CCR.

Por enquanto, a formação online é voltada aos professores, mas, para 2020, está prevista a formação online para os próprios alunos. Todo o conteúdo digitalizado irá substituir os livros impressos nos próximos meses.

O Instituto CCR

O Instituto CCR se consolida como um dos principais apoiadores de projetos sociais principalmente em cidades do interior dos estados.

Sediado em Jundiaí (SP), o Instituto, nesse tempo, já geriu mais de R$ 160 milhões em diversos projetos no país.

O Instituto CCR é uma organização privada sem fins lucrativos qualificada como OSCIP (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).

A instituição utiliza recursos próprios da companhia e leis de incentivo para apoiar e desenvolver as ações de responsabilidade social.

Desde 2003, o Grupo CCR já levou cerca de 600 projetos para mais de 150 cidades no Brasil e no exterior beneficiando 10,7 milhões de pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados.