Mais de 62 toneladas de lixo foram recolhidos pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio no Parque Olímpico da Barra e imediações durante o terceiro dia de Rock in Rio, realizado no domingo (29). 58,4 toneladas do lixo vieram da área interna do Parque, sendo 13 toneladas de material orgânico e 45,4 toneladas de materiais recicláveis. Na área externa, foram 3,7 toneladas de lixo não segregados.

No primeiro final de semana do evento, além do evento-teste realizado na semana anterior a abertura, a Comlurb recolheu 162,2 toneladas de resíduos no Rock in Rio.

As 96,3 toneladas formadas por material potencialmente reciclável serão destinadas a catadores cooperativos credenciados. O material orgânico, por sua vez, está sendo levado ao EcoParque do Caju, da Comlurb, onde serão transformados em biogás para geração de energia, biocombustível ou condicionador de solos. O material é utilizado para compostagem. Os rejeitos também são destinados à empresa Usina Verde, que trabalha na recuperação de resíduos sólidos, incineração e transformação em energia.

Ainda de acordo com a Comlurb, dez pessoas foram multadas no primeiro fim de semana de festival. Uma delas foi autuada por urinar em vias públicas, e nove pelo descarte irregular de pequenos resíduos.

[tdj-leia-tambem]

A programação do Rock in Rio volta na sexta-feira, dia 4, e segue até domingo, 6. As informações são da Exame.