
Novembro é um mês muito aguardado por conta da chegada da Black Friday. Realizado dia 25 de novembro (última sexta-feira do mês), muitos consumidores já começaram a pesquisar produtos com descontos.
Embora muito procuradas, as ofertas da Black Friday também despertam a desconfiança dos consumidores. Será que realmente vale a pena buscar produtos como eletrônicos, eletrodomésticos ou roupas na Black Friday? Esses produtos realmente estão com descontos? Como escolher a loja? Como não cair em golpes?
Separamos algumas dicas podem te ajudar a responder essas questões, confira!
Realmente vale a pena comprar na Black Friday?

De acordo com dados do Reclame Aqui, mais de 78% dos brasileiros pretendem comprar produtos online nesta Black Friday. Com uma boa pesquisa de preços é sim, possível achar produtos com desconto na Black e fugir do famoso “pela metade do dobro”. Além disso, os consumidores também podem esperar pela Cyber Monday, a segunda-feira seguinte à Black Friday que também oferece descontos em lojas virtuais.
Se atente aos valores

Nem sempre o desconto quer dizer que o produto esteja realmente abaixo do preço. Muitos golpistas se aproveitam desse momento e colocam descontos de até 90% do valor total do produto. Essa é uma tática muito comum de lojas para realizar a venda, mas dias antes, elas aumentam o valor do produto de forma absurda, a fim de que o desconto não faça diferença no valor final do produto. Portanto, sempre pesquise antes o valor do que você deseja. Dessa forma você evita enganações.
Veja as avaliações da loja

Uma boa forma de evitar cair em golpes de lojas falsas da internet, é pesquisar com antecedência as avaliações da loja. Assim você pode ver o relato de outras pessoas que compraram na loja. Geralmente, comentam sobre a qualidade do produto, demora para entrega ou eventuais problemas que possam ter tido.
Cuidado com o golpe do pix

Por não ter limitações quanto a horários ou dias, o golpe do pix está muito aprimorado, e na Black Friday são ainda mais comuns. Ou seja, tenha muita certeza de que essa loja realmente existe antes de efetuar o pagamento via pix, pois essa é a forma mais difícil de rastrear o estelionatário.
Uma boa forma de verificar a reputação da loja além do Reclame Aqui, é consultar o CNPJ do comércio no site da Receita Federal. Lá, você descobre se o e-commerce realmente existe e se está legalizado. Além disso, todos os anos o Procon-SP atualiza uma lista com lojas que não são confiáveis. Então antes de realizar sua compra, consulte!
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		