Réus da tragédia da boate Kiss estão em liberdade e terão julgamento nesta semana
Connect with us

Brasil

Réus da tragédia da boate Kiss estão em liberdade e terão julgamento nesta semana

Após mais de oito anos da tragédia, eles vão a julgamento, no que é considerado o maior da história do judiciário gaúcho

Published

on

Atualizado há

Os quatro réus responsáveis pelo incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 27 de Janeiro de 2013, ficaram mais de quatro meses presos, mas foram soltos e permanecem em liberdade, até hoje. Após mais de oito anos da tragédia, eles vão a julgamento, no que é considerado o maior da história do judiciário gaúcho. O Tribunal do Júri começa nesta quarta-feira (1) em Porto Alegre e deve durar cerca de 15 dias.

Os réus são os dois sócios da boate —Elissandro Callegaro Spohr, conhecido por Kiko, e Mauro Londero Hoffmann— e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira —o produtor musical Luciano Augusto Bonilha Leão e o músico Marcelo de Jesus dos Santos. Os quatro serão julgados por 242 homicídios simples e por 636 tentativas de assassinato, levando em conta, respectivamente, os mortos e feridos no incêndio da boate.

Eles foram presos no dia seguinte à tragédia, porém, em 29 de maio de 2013, foram soltos após decisão da 1ª Câmara Criminal do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul). Na época, o desembargador Manuel Martinez Lucas entendeu que não havia mais fundamento o argumento para pedir a prisão preventiva dos quatro. “Não se vislumbra na conduta dos réus elementos de crueldade, de hediondez, de absoluto desprezo pela vida humana que se encontram, infelizmente com frequência, em outros casos de homicídios e de delitos vários”, afirmou o desembargador, na decisão.

No começo de novembro, um documentário foi lançado no qual se traz um diálogo do advogado Jader Marques com Spohr, em uma viagem de carro entre Porto Alegre e Santa Maria. A gravação acabou sendo criticada por famílias e sobreviventes da boate Kiss. Em coletiva de imprensa na última sexta-feira (26), Marques explicou a finalidade do documentário.

“Nos últimos quase nove anos nós ouvimos e nos deparamos com as manifestações das mais diversas de pessoas que sofrem e tem um sofrimento legítimo. É legítimo o sofrimento dessas pessoas e, ano a ano, esse sofrimento se agravava pela demora no processo. Nós, de maneira silenciosa, permanecemos observando todo esse movimento que foi de produção de uma série de conteúdos e documentários, entrevistas, dessas pessoas expondo sua indignação e sofrimento. (…) O documentário foi o registro de um sofrimento diário que nunca veio a público (de Spohr) porque o entendimento até aqui é de que todos os que sofrem são legitimados em seu sofrimento, mas o dele nunca foi. E até hoje”, disse o advogado, que se refere inicialmente às famílias das vítimas.

Brasil

Lula publica decreto que permite alistamento voluntário de mulheres no serviço militar

Decreto foi publicado nesta quarta-feira (28) e nova medida será válida para alistamento de 2025, que vai de janeiro a junho. Saiba mais.

Published

on

Mulheres poderão participar de alistamento voluntário no serviço militar
Com a nova medida, mulheres que quiserem se alistar terão essa opção ao completarem 18 anos (Foto: Divulgação/Exército Brasileiro)

Nesta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que permite o alistamento de mulheres ao Serviço Militar Voluntário. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O processo de alistamento no serviço militar do Brasil possui três etapas: alistamento, seleção e incorporação. Assim, ao completarem 18 anos, todos os homens devem obrigatoriamente fazer…

Continue Reading

Brasil

Governo Federal inicia mobilização com foco na busca de desaparecidos

A primeira fase da campanha do Governo Federal, que vai até sexta-feira (30), é voltada para a coleta de amostras de DNA de familiares de desaparecidos

Published

on

Ana Paula Farias fazendo a coleta de DNA para campanha do Governo Federal
Foto: Jamile Ferraris / MJSP

O Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu início nesta segunda-feira (26), à Mobilização Nacional de Identificação e Busca de Pessoas Desaparecidas. A campanha, que ocorrerá em três etapas, envolve técnicas de identificação genética e papiloscópicas, com o objetivo de localizar pessoas desaparecidas em todo o Brasil. A primeira fase da campanha do Governo Federal, que…

Continue Reading

Brasil

Campo Limpo Paulista, Itupeva e Várzea Paulista terão sedes próprias da OAB SP

Segundo a OAB SP, ainda em novembro deste ano ocorrerá o processo eleitoral para a escolha das diretorias das subseções recém-criadas

Published

on

Sede da OAB SP
Foto: Divulgação/ OAB São Paulo

A região de Jundiaí será beneficiada com a instalação de novas subseções da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo). As cidades de Campo Limpo Paulista, Itupeva e Várzea Paulista contarão, a partir do início de 2025, com sedes próprias dedicadas à advocacia local. Essa iniciativa representa um avanço significativo para a estrutura jurídica dessas localidades, que…

Continue Reading

Brasil

Baixa umidade: eventos devem garantir água grátis ao público até o fim de 2024

A determinação, assinada pelo governo Lula, é válida até o fim de 2024 e tem como objetivo combater os efeitos da onda de calor e baixa umidade

Published

on

Garrafas de água serão dispostas ao público por baixa umidade
Foto: Canva

Nesta terça-feira (27/8), o governo Lula publicou uma portaria que obriga grandes eventos, como festivais e shows, a fornecerem água gratuita para o público. A determinação é válida até o fim de 2024 e tem como objetivo combater os efeitos da onda de calor e baixa umidade que afeta o Brasil desde a semana passada. A portaria, assinada pela Secretaria…

Continue Reading

Brasil

Roubos e “gatos” aumentaram conta de luz

Saiba como os “gatos” na rede elétrica elevaram as tarifas de energia em 2023 e veja quais as medidas que estão sendo adotadas em contramedida

Published

on

Poste de energia elétrica com fiação embaraçada, representando furtos de energia ("gatos"), que impactam a conta de luz.
Foto de Amy Elting na Unsplash

A conta de luz dos brasileiros em 2023 foram fortemente impactadas por furtos de energia elétrica, os conhecidos "gatos". Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os furtos foram responsáveis por um aumento de até 13,4% nas tarifas de energia. Aumento que afeta diretamente as famílias, que já enfrentam desafios econômicos, e gera um efeito em cascata na economia…

Continue Reading