Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni
Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

O Laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) produz sabão ecológico para limpeza das casas atingidas pelas enchentes que assolaram 446 municípios gaúchos. A produção do sabão acontece na unidade da Uergs em Bento Gonçalves, localizada na região serrana.

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

O trabalho envolve estudantes e funcionários dos quadros docente e administrativo da unidade. De acordo com o laboratório, o principal ingrediente para a produção do sabão ecológico é o óleo de cozinha usado, doado pela comunidade. Os demais insumos, como soda, álcool e embalagens, também chegam à universidade a partir de doações da iniciativa privada ou via pix.

Da comunidade para a comunidade

A ideia da produção de sabão para a comunidade partiu da chefe da Unidade, Silvia Gatiboni, que entrou em contato com a Professora Christa Korzenowski, que já estava trabalhando na produção de sabão com alunos do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

“Prontamente o grupo se articulou e começou arrecadar doações de óleo usado, álcool e soda. A comunidade ajudou muito. Além dos insumos, o grupo recebeu a doação de uma máquina de lavar roupas, o que facilitou e aumentou a produção. O sabão produzido está a disposição da comunidade para auxiliar na limpeza das casas atingidas pelas enchentes”, explicou Silvia.

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

“Durante essa crise de calamidade pública que estamos vivendo é de extrema importância que as coisas cheguem o mais rápido possível aos lugares atingidos”, destaca Bruna Rossetti, que se formou na Universidade no ano passado e também participa do projeto.

“Frente a isso, a região de Bento Gonçalves tem feito ‘trabalho de formiguinha’ incrível, garantindo alimento, produtos de higiene, atuando em limpeza nos lugares atingidos, ajudando as pessoas a se manterem até a situação estabilizar e a ajuda maior chegar. Pensando em como poderíamos fazer parte desse movimento, os estudantes UERGS se mobilizaram utilizando seu conhecimento técnico para produzir o sabão, que é um dos materiais mais requisitados em doações.”

“A iniciativa da UERGS em produzir sabão líquido para auxiliar na limpeza das casas atingidas pelas enchentes é um exemplo de solidariedade e compromisso com a comunidade. Em tempos de adversidade, é essencial unirmos esforços e fazer a nossa parte para ajudar aqueles que mais precisam. A mobilização da comunidade em arrecadar doações e contribuir de diversas formas demonstra a força coletiva e a importância de estender a mão ao próximo em momentos difíceis. E essa união é fundamental para conseguirmos superar desafios e tentar ajudar como podemos a reconstruir o bem-estar das pessoas afetadas”, destaca Giulia Rossler, aluna do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UERGS.

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

Distribuição e doações

O laboratório ressalta que continuará fabricando o sabão enquanto for necessário. A princípio, já receberam o produto os cidades Cruzeiro do Sul, Muçum e Roca Sales. Os moradores de Bento Gonçalves que tiveram que deixar suas casas por causa das cheias ainda puderam voltar. Por isso, as entregas do sabão ainda não abrangem a cidade da Universidade.

Interessados podem ajudar a iniciativa doando garrafas, álcool com percentual acima de 92% e soda com percentual acima de 99%. Além disso, podem ajudar com doação por PIX. Saiba mais sobre a doação através do WhatsApp (54) 3452-0389.

[tdj-leia-tambem]