Foto de pessoas agasalhadas na rua.

Com a notícia da frente fria chegando, acabaram se espalhando diversas notícias falsas sobre a situação do país com o frio e as pancadas de chuva nas redes sociais. Por isso, confira uma lista de fatos e fakes sobre a onda polar que vai passar por aqui:

1 – Será a onda de frio mais intensa do século no Brasil

MENTIRA! A massa de ar frio que chega nesta semana provocará uma queda brusca de temperatura em todo o país. Há chances de novos recordes de frio em algumas regiões, mas não existem informações oficiais sobre “onda de frio mais intensa do século” no país.

2 – No Sul do Brasil, as temperaturas podem ficar abaixo de -15ºC

MENTIRA! De acordo com os meteorologistas, a previsão de menor temperatura provavelmente acontecerá na serra catarinense ou gaúcha, entre -8°C e -10°C. Até o dia 24 de julho, o recorde de menor temperatura registrada no país em 2021 foi no dia 20 de julho, em Urupema, parte mais elevada da serra de Santa Catarina. Na ocasião, a região registrou -8,2°C.

3 – Sensação térmica pode chegar a -25ºC

VERDADE! Devido à ação dos ventos moderados, além da baixa temperatura, a sensação térmica irá diminuir. Dessa forma, em áreas altas de serras no Sul do Brasil, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode chegar a -25ºC. 

4 – Essa onda de frio será mais duradoura

VERDADE! É provável que o grande diferencial da massa de ar frio dessa semana terá dias consecutivos de temperaturas mínimas. As menores temperaturas, mínimas e máximas, em São Paulo, deverão ocorrer nos dias 29 e 30 de julho.

5 – Frio baterá recorde histórico em São Paulo

MENTIRA! Desde 1943 , a menor temperatura já registrada na cidade de São Paulo foi de -2,0ºC em agosto de 1955. Os registros oficiais de recordes de temperatura são realizados pela estação meteorológica do INMET no Mirante de Santana. Na semana passada, a temperatura chegou em -2,3ºC na região metropolitana. No entanto, o registro foi da estação de Marsilac, do CGE, portanto, não pôde ser considerada como recorde.

Nessa semana, estações meteorológicas ao sul da Grande São Paulo poderão registrar temperaturas negativas, mas no Mirante de Santana não há chance de recorde de frio histórico, apenas de recorde de menor temperatura do ano.

6 – Governos canadense e americano emitiram alerta sobre frio no Brasil

MENTIRA! O Governo dos Estados Unidos e do Canadá não emitiram alerta sobre frio intenso no Brasil. Na realidade, houve uma confusão sobre os modelos meteorológicos utilizados como base para as previsões de tempo e clima.

O modelo de previsão americano (GFS) e o modelo canadense (CMC) apontavam frio intenso no Brasil, mas não houve nenhum alerta por parte das autoridades desses países.

Para combater as fake news, procure se informar em portais de credibilidade e busque fontes confiáveis, como especialistas.

[tdj-leia-tambem]