
Para quem mora em São Paulo a semana já começou bem chuvosa e a cidade apresentou vários pontos de alagamento. Por ser uma cidade grande a quantidade de carros também é bastante, por conta disso é importante que os motoristas estejam cientes e atentos aos seus direitos com as seguradoras. Lembrando que os estrago das inundações são cobertos quando não há agravamento de risco.
Com isso a assessoria de Comunicação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) informou que a cobertura de seguros aos veículos depende do que está descrito na apólice de cada veículo.
É importante que cada proprietário chequem as condições que estão nas apólices do seguro, para que possam entender e acionar quando precisarem.
Na maioria dos casos ter direito a cobertura do seguro, não quer dizer que tenha direito ao benefício. Em situações de enchente, alagamentos e chuvas fortes, as seguradoras entendem como agravamento de risco se o motorista decidir avançar o carro sobre a área alagada pensando escapar da situação.
Em muitos casos os motoristas saem prejudicados, pois não sabem das “regras”de seu seguro. Em situações que o carro está estacionado na rua e ficar submerso em água, a seguradora terá que pagar, ou seja, o seguro cobrirá os danos somente se o motorista não avançar sobre a área alagada.
Há sempre uma averiguação antes do seguro cobrir qualquer tipo de dano e é possível descobrir através da perícia as circunstâncias que o veículo estava no momento do sinistro.
As seguradoras orientam que o motorista desligue o carro e não force o motor, além disso é recomendado comunicar à seguradora para solicitar um guincho para a retirado do veículo do local.
Outra recomendação é das seguradoras, é para que os motoristas não devem insistir em atravessar regiões alagadas, pois quase sempre isso leva à perda de cobertura.
Então para os motoristas que estão enfrentando essas situações durante esses dias de fortes chuvas, atenção com o seguro do carro.
[tdj-leia-tambem]