Pedágio sem cancela começa a operar em São Paulo e motoristas devem ficar atentos.
O investimento do primeiro pórtico sem cancela foi de R$ 17,5 milhões (Foto: Canva)

O primeiro pedágio Free Flow começou a funcionar em Itápolis (SP) na quarta-feira (4). O novo modelo de cobrança foi implantado no km 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333). 

O pagamento do sistema Free Flow é feito através do reconhecimento automático dos carros. A implantação está sendo realizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o Governo do Estado e a concessionária EcoNoroeste. 

O sistema sem cancela já é utilizado na Rio-Santos (BR-101) e em Monte Sião (MG).

Como é feito o pagamento do pedágio sem cancela? 

Quem utiliza a tag de pagamento automático terá o lançamento na fatura, sem mudanças. Mas para quem não possui a TAG, o veículo será identificado pela placa e terá 15 dias para fazer o pagamento pela internet, por aplicativo no celular, totem de autoatendimento nas rodovias ou pelo WhatsApp 0800-326-3663.

Se o motorista não efetuar o pagamento no prazo estipulado do pedágio sem cancela, ele terá que pagar uma multa e perderá cinco pontos na carteira de habilitação. 

Quais são os benefícios do pedágio sem cancela?

O Free Flow proporciona segurança, evitando frenagens bruscas e colisões traseiras; e economia de tempo, especialmente em feriados e finais de semana.

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Estrutura do pedágio sem cancela

As praças tradicionais serão substituídas pelo sistema Free Flow, que usa pórticos instalados acima do nível dos veículos e que identificam por câmeras, sensores, antenas e tecnologia de ponta, a cobrança dos veículos. 

O investimento do primeiro pórtico sem cancela foi de R$ 17,5 milhões.