Foto: Canil Guarda Municipal de Jundiaí/ Divulgação
Foto: Canil Guarda Municipal de Jundiaí/ Divulgação

Durante o período das festas juninas, a soltura de balões — prática ilegal, porém ainda comum em diversas regiões do país — ganha força e acende o alerta da CPFL Piratininga. Por meio da campanha Guardião da Vida, a distribuidora reforça os riscos que os balões representam, principalmente quando se aproximam das redes de energia elétrica.

Segundo a empresa, os balões são uma das principais causas de perturbações no sistema elétrico nesta época do ano. Além do risco de incêndios de grandes proporções, eles podem causar danos à rede elétrica e colocar vidas em perigo.

“Por serem fabricados a partir de materiais inflamáveis, os balões se tornam uma verdadeira ameaça, uma vez que a sua queda pode provocar incêndios muitas vezes de grande proporção. Desta forma, além da destruição ambiental, pode gerar riscos à população e caso caia próximo à postes e redes elétricas, afetar o fornecimento de energia até mesmo para bairros inteiros”, destaca Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia.

Balões causam curtos-circuitos e exigem ações emergenciais

Quando atingem redes de distribuição ou transmissão de energia, os balões podem provocar curtos-circuitos, danificar equipamentos, interromper o fornecimento de energia e exigir reparos complexos. A CPFL ainda orienta que, ao encontrar um balão preso em postes ou cabos, a população jamais tente removê-lo por conta própria.

“O contato com a rede pode ser fatal e, por isso, reforçamos a importância de não arriscarem as suas vidas na tentativa de resolver a situação. Temos equipes especializadas e de prontidão para atuarem de forma segura na regularização”, ressalta Campos.

Fogueiras e instalações elétricas também exigem atenção

Outro ponto de alerta nas festas juninas são as tradicionais fogueiras. A CPFL recomenda que elas nunca sejam acesas próximas à rede elétrica, especialmente em áreas com vegetação seca.

“As chamas podem se alastrar rapidamente e atingir os equipamentos responsáveis pela distribuição de energia, podendo afetar, por exemplo, o abastecimento de hospitais, comércios e unidades de serviço essenciais”, reforça Campos.

Na montagem de barracas e decorações, a empresa também recomenda o uso de profissionais capacitados, além do cuidado com cabos, tomadas e a proibição de ligações clandestinas, que são ilegais e perigosas.

Dicas de segurança da CPFL Piratininga para as festas juninas

  • Não solte balões: são proibidos por lei e oferecem riscos à rede elétrica, residências, florestas e à vida;
  • Evite acender fogueiras perto de postes e fios: o fogo pode se espalhar, causar acidentes e interromper o fornecimento;
  • Cuidado com materiais metálicos (escadas, arames) próximos à rede elétrica, principalmente na montagem de barracas;
  • Não pendure bandeirinhas ou enfeites com fios metálicos em postes ou cabos de energia;
  • Use apenas produtos com selo do Inmetro para maior segurança;
  • Jamais faça ligações clandestinas: além de ilegais, podem provocar incêndios e sobrecarregar a rede.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4