Governador de São Paulo, João Doria
Foto: Divulgação/Governo de SP

Nesta terça-feira (11), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que o Estado terá novas restrições em eventos com aglomerações diante do grande avanço da variante ômicron do coronavírus e da epidemia de influenza.

“Vamos ter evidentemente restrições que já foram apresentadas para eventos de aglomerações”, disse. “Grandes aglomerações não são recomendáveis, e o comitê científico do estado de São Paulo já expressou essa deliberação”, afirmou o governador.

O comitê científico se reuniu na terça-feira e repassou a Dória as novas diretrizes. Assim, o governador deve anunciar as medidas em entrevista coletiva nesta quarta-feira (12). As restrições devem focar diretamente em shows, festas e jogos de futebol. 

Doria disse também que as medidas não vão afetar o comércio, serviços, indústria e agronegócio. No entanto, o governador informou que quer “tranquilizar o comércio e o setor de serviços”, de que até o momento não há indicação de restrições implementadas para a área.

Aumento de casos

A Prefeitura de São Paulo também informou, na última terça-feira, que a variante ômicron já responde por 80% das amostras analisadas. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, das 105 amostras examinadas pelo Instituto Butantan, 20 (19,4%) foram positivas para variante delta e 85 (80,95%) para a nova cepa. Além disso, a capital paulista já identificou 154 pessoas infectadas com a ômicron.

Os médicos do comitê têm acompanhado com preocupação e atenção o avanço do número de internações por problemas respiratórios no estado. Além disso, alertaram sobre o risco de atingir 90% de ocupação nas próximas semanas, caso o ritmo de novos casos se mantenha. 

As internações em UTIs por Covid em SP aumentaram nos últimos sete dias, depois da explosão de casos após as festas de final de ano. 

[tdj-leia-tambem]

Fonte: Folha de S.Paulo.