
O Governo de São Paulo realizou na quarta-feira (10), na capital, a formatura de 2,5 mil soldados do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, o maior contingente de policiais soldados de 2ª classe formado nos últimos cinco anos. A cerimônia simboliza um reforço significativo no efetivo e reafirma a estratégia do estado de ampliar a presença policial nas ruas.
Durante o evento, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da nova turma e a responsabilidade assumida pelos formandos. “É grande a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e das polícias em São Paulo. E vocês estão preparados. Foram testados em exames rigorosos, iniciaram sua formação, foram testados em todos os momentos e atributos”, afirmou.
Ele reforçou o papel dos policiais como referência para a sociedade:
“Vocês têm todas as ferramentas para exercer um excelente trabalho. E serão referência para toda a sociedade. O cidadão enxerga vocês com esperança. Não esqueçam seus valores. Nunca se esqueçam da honra, da lealdade e da coragem. Vocês serão exigidos todos os dias, mas lembrem-se da família, que estará em casa esperando que vocês voltem em segurança”.

Reforço imediato no litoral e distribuição em 2026
Os novos soldados iniciarão suas atividades já na Operação Verão, reforçando o policiamento no litoral sul e norte do estado. A partir de fevereiro de 2026, serão distribuídos em batalhões e outras unidades da corporação. Do total formado, cerca de 250 integrarão o Corpo de Bombeiros.
O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, ressaltou o impacto do novo efetivo na rotina da polícia. “A chegada desses novos soldados reforça nossa capacidade de resposta e eleva ainda mais a presença da Polícia Militar nas ruas, representando o compromisso permanente em fortalecer a segurança e proteger cada cidadão”, afirmou.

Destaques da turma e homenagens
Com início em janeiro, os 2.518 alunos concluíram um ano de especialização na Escola Superior de Soldados (ESSd), em Pirituba. O formando Enzo Serafim alcançou a melhor nota da turma, com média 9,767, e recebeu a medalha Pedro Dias de Campos. Também foram homenageados o segundo e o terceiro colocados, Álvaro de Maria Júnior e Gustavo Rizzo.
A turma escolheu como paraninfo o coronel José Maurício Weisshaupt, único policial militar brasileiro a receber uma condecoração da Rainha Elizabeth II. O patrono foi o cabo Júlio César Costa, morto em maio deste ano durante uma ocorrência em Cubatão.
Expansão do efetivo: 13,5 mil vagas desde 2023
Desde 2023, o governo estadual já abriu 13,5 mil vagas para reforçar a Polícia Militar. Atualmente, dois concursos públicos seguem em andamento, somando 4,9 mil oportunidades para novos soldados.