
O Rio Grande do Sul, a Argentina, Uruguai e o Paraguai, devem passar nesta semana por uma onda de calor. As regiões devem se preparar para temperaturas que ficarão na casa dos 40º C. O calorão deve ganhar força a partir do final desta semana.
De acordo com informações do site MetSul Meteorologia, o fenômeno será o pior em décadas e vai se estender por período prolongado. A Agência para Assuntos sobre Meteorologia, Oceanos, Atmosfera e Clima (NOAA), dos Estados Unidos, prevê uma sensação térmica entre 45ºC a 50ºC.
‘Um exagero’
Mas, não se preocupe. De acordo com o meteorologista Rogério Rezende, os 50º C são uma estimativa “pensada grande”, mas que tem um certo tom de “exagero”.
“O INMET está colocando isso nas redes sociais, já alerta sobre essa onda. Evidentemente que esses 50ºC é um exagero, um sensacionalismo, mas os valores à princípio devem ser de temperaturas bem elevadas”, diz. Rezende ainda afirma que os esperado são temperaturas de até 43oC ou 44oC, principalmente na faixa Oeste e Sul do Rio Grande do Sul.
No Brasil, as cidades localizadas no oeste do Rio Grande do Sul devem ser as mais atingidas. Já na região brasileira próxima à fronteira com o Uruguai, deverão ter máximas entre 40ºC a 42ºC até o final da semana.
“Máximas acima de 35oC devem ser generalizadas no final da semana no Estado gaúcho e muitas cidades terão máximas perto ou acima de 40oC. Mesmo cidades da Serra Gaúcha podem ter marcas extremas no final da semana com máximas de até 37oC em Caxias do Sul e ao redor dos 40oC nos vales de Farroupilha e Bento Goncalves, dentre outras cidades da região com acentuada variabilidade microclimática por relevo”, diz a MetSul.
Enquanto isso, nas demais regiões do Brasil, a chuva deve persistir nesta semana. Meteorologistas da Climatempo alertam para temporais no Rio de Janeiro, norte de São Paulo, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, sul de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Algumas cidades de Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Espírito Santo já enfrentam consequências da chuva desde a semana passada.