Mulher doente em cama
Foto: katemangostar/Freepik

Nas últimas semanas o Brasil tem se deparado com surtos de contaminações do vírus influenza A H3N2. Até o momento, pelo menos 10 estados já registraram casos da gripe e cinco (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraná) já registraram mortes causadas pela doença.

No Estado do Alagoas óbitos também foram registrados, mas se sabe o subtipo do vírus causador. De acordo com especialistas, a alta de casos da gripe tem relação à baixa cobertura vacinal contra a influenza neste ano. Esse fator também pode estar relacionado com a pandemia da Covid.

Em SP

De janeiro ao dia 10 de dezembro de 2021, o Estado de São Paulo registrou 50 óbitos por influenza. Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, houveram também 665 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza. No entanto, a pasta não informou os subtipos do vírus.

Em comparação, no ano passado todo o Estado registrou 713 casos e 54 mortes. Segundo a pasta, esses dados são preliminares. No dia 9 de dezembro os sistemas federais de informação, como o Sivep Gripe, ficaram indisponíveis, o que prejudicou a atualização das estatísticas do Estado.

O Ministério da Saúde determinou a implantação de um sistema de vigilância epidemiológica da influenza em todo o território nacional, incluindo a Vigilância de Síndrome Gripal (SG) em unidades sentinelas.

[tdj-leia-tambem]