
De acordo com a CCR AutoBAn, em 2020, a chamada “pane seca” foi causa de cerca de 6 mil atendimentos no Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A pane seca é quando o veículo para por falta de combustível e o total dos acionamentos da CCR no ano passado é equivalente a um atendimento a cada 90 minutos.
Por isso, é destacada pela concessionária a importância de realizar um planejamento adequado e manutenção do veículo antes da viagem.
“A pane seca pode ser evitada também a partir do monitoramento dos instrumentos dos painéis dos veículos. O correto funcionamento dos sensores de combustível auxiliam o motorista na tomada de decisão e no planejamento da viagem. A manutenção preventiva pode evitar que este tipo de imprevisto aconteça”, explica o coordenador de tráfego da CCR AutBAn, João Moacir da Silva.
Além disso, ele também ressalta que pane seca é passível de autuação, e também coloca tanto o motorista, quanto os acompanhantes, em risco.
Meu veículo parou por pane seca. E agora?
Caso o incidente aconteça com você durante uma viagem, é preciso que pare o veículo em um acostamento ou em áreas de recuo – nunca sobre a faixa de rolamento!
A concessionária também aconselha que o motorista posicione o veículo nas faixas à direita da rodovia assim que notar os primeiros sinais da falta de combustível, assim facilita o acesso ao acostamento se necessário.
Após esses primeiros passos, o motorista deve contatar a concessionária, que vai acionar o atendimento, que é gratuito. Esse contato pode ser feito através do 0800-0555550 (ligação gratuita) ou a partir de um dos 544 telefones de emergência instalados a cada quilômetro das rodovias.
O coordenador de tráfego da CCR AutoBAn ainda complementa que, assim que acionar o atendimento da concessionária, o motorista deve busca uma área de refúgio e aguardar a chegada dos atendentes.