Motorista 100 anos

Usar o carro Santana, de cor vinho, para ir ao mercado e à academia é rotina para o aposentado Antônio Genez Parize, que mora em Avaré (SP). Ele faz isso há 55 anos e, quinta passada (13), garantiu a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias A e B (pode também conduzir motocicletas) para poder manter essa rotina semanal. O curioso nesta história é que esse motorista tem 102 anos.

Antônio tirou a primeira habilitação aos 47 anos e não pretende parar de dirigir. Só a pandemia brecou o cotidiano do motorista veterano. “O carro é o xodó dele”, afirmou Maria Lúcia Soares da Silva, cuidadora do seu Antônio, que em agosto completará 103 anos.

Antônio Genez Parize dirige desde os 47 anos e está em condições para continuar a pilotar carro e moto (Foto: DetranSP)

De acordo com o Detran SP, há restrições para motoristas especiais como ele. Não pode, por exemplo, circular em vias de trânsito rápido. No laudo do médico credenciado pelo Detran que o liberou a dirigir, o aposentado foi informado de que por conta da idade não pode conduzir o veículo em rodovias e está proibido de botar as mãos no volante após o pôr do sol.

[tdj-leia-tambem]

Embora a renovação de CNH possa ser realizada online, com exceção do exame médico que é feito em um consultório credenciado, condutores na situação do Antônio precisam comparecer presencialmente a cada renovação.

Isto porque o sistema foi configurado para bloquear “renachs” de quem tem mais de 100 anos, justamente por ser difícil existirem condutores com idade tão avançada.