
Toyota, Sharp Cor., New Energy e Organização de Desenvolvimento de Tecnologia Industrial do Japão (NEDO) estão propondo um projeto, no mínimo, audacioso: um carro movido a energia solar que nunca precisará ser carregado.
O projeto prevê que além dos painéis solares, sejam instaladas baterias supereficientes. “A vantagem de um carro solar é que, embora não tenha grande autonomia, é realmente independente das estações de carregamento”, disse Koji Makino, gerente de projetos da Toyota.
Utilizar o sol para carregar as baterias garante que, mesmo durante a noite, os carros continuem ligados e, por outro lado, dispensar a construção de rede de estações de carregamento minimiza custos.
Takeshi Miyao, analista de automóveis do site Carnorama, diz que a tecnologia pode demorar para chegar ao mercado. “Essa não é uma tecnologia que veremos amplamente utilizada nas próximas décadas. Vai levar muito tempo”.
O painel solar que a Toyota planeja implementar no protótipo converte a luz do sol em energia elétrica com um nível de eficiência superior a 34%, em comparação com cerca de 20% dos painéis disponíveis atualmente.
Essa eficiência garante que se o carro for usado por 50 quilômetros por dia durante quatro dias, não haverá a necessidade de conectá-lo a uma tomada durante o restante da semana.
A aposta da empresa é lançar o veículo em locais ensolarados, como a Califórnia e o oeste da China, e depois, seja introduzido em mercados onde o sol não é tão presente.
[tdj-leia-tambem]
Fonte: Bloomberg