
Após três anos, o Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Luca, o Bolão, voltou a sediar o Festival Especial Regional de Atletismo (FERA), nesta terça-feira (04). O evento, organizado pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), chegou à sua 20ª edição.
Nesta terça, o festival reuniu 140 atletas, de seis instituições de atendimento a pessoas com deficiência, que deram um show de alegria e superação. Os participantes de cinco cidades: Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Louveira, Vinhedo e Itupeva.
Em sua primeira participação, Raí Henrique Vital Momesso, de 15 anos, competiu nas provas de salto em distância e corrida, representando o próprio Peama. “Importante ter a chance de competir. O meu sonho é virar um atleta profissional e disputar os jogos Olímpicos e outras competições fora de Brasil”, conta.

O gestor de Esportes e Lazer de Jundiaí, Luiz Cláudio Tarallo, conta como é voltar a celebrar o evento. “É um orgulho imenso conseguir retomar esse importante festival, que tem como objetivo estimular a prática de atividades físicas, a boa convivência e o acolhimento das pessoas e famílias”, afirma.
De acordo com o diretor do Departamento de Esportes Adaptados, César Munir, festivais esportivos mostram que pessoas com deficiência podem fazer tudo. “Isso mostra para a sociedade que as pessoas com deficiência têm muitas possibilidades. Mostra que todos têm capacidades e dificuldades e são capazes de superar”, garante César.

[tdj-leia-tambem]