E a medalha já chegou, Brasil! Na madrugada desta segunda-feira (26), Rayssa Leal, também conhecida como Fadinha, conquistou, a medalha de prata na categoria street do skate. Rayssa ganhou o apelido por andar de skate fantasiada quando tinha apenas seis anos.
Dessa forma, aos 13 anos, seis meses e 21 dias, Fadinha é a mais nova, entre homens e mulheres de todas as modalidades, a ir ao pódio na história do Brasil. O recorde anterior era de Rosângela Santos, do 4x100m do atletismo, que ganhou medalha de bronze aos 17 anos, em 2008.
A atleta, entre homens e mulheres, mais jovem a ser campeã olímpica é a americana Marjorie Gestring. Com 13 anos e 268 dias, foi ouro nos saltos ornamentais em Berlim-1936. Assim, se Rayssa tivesse conquistado o ouro nesta madrugada, esse recorde seria da Fadinha.
Números não-oficiais
Essas marcas não contabilizam outros acontecimentos históricos das Olimpíadas, de uma época em que o evento não tinha essa dimensão e os registros de resultados ainda eram bem precários. De acordo com o portal do Globo Esporte, o medalhista olímpico mais jovem da historia é Dimitrios Loundras. Com 10 anos e 218 dias, ele foi bronze na ginástica por equipes na primeira edição do evento, em 1896.
A mulher mais jovem a ir ao pódio em uma Olimpíada é a italiana Luigina Giavotti, com 11 anos e 301 dias de idade. Giavotti foi prata por equipes na Olimpíada de 1928, em Amsterdã, na Holanda.
Os registros das primeiras Olimpíadas não têm muitos detalhes, mas ainda há a informação não oficial de um francês, Marcel Depaillé, de apenas sete anos a ser campeão do remo nos Jogos de 1900.
[tdj-leia-tambem]