Reunião de abertura do PEAMA 2026 reúne alunos, familiares e equipe em auditório da ESEF Jundiaí, com público atento às orientações iniciais.
Vanessa Rancoletta (em pé, à esq.) e a secretária Rita Orsi deram as boas-vindas aos alunos do PEAMA durante o evento que marcou o início das atividades do programa da Prefeitura de Jundiaí em 2026 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com clima de reencontro, expectativa e muita animação, o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) deu início às atividades de 2026 na manhã deste sábado (7). A reunião de abertura reuniu mais de 300 pessoas, entre alunos, pais e professores, na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF), fortalecendo os laços da comunidade atendida pelo programa da Prefeitura de Jundiaí.

A recepção contou com a presença da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rita Orsi, da diretora do Departamento de Esporte Adaptado da Secretaria, Vanessa Patrícia Rancoletta do Nascimento, além de integrantes do staff do PEAMA, formado por 30 professores, cinco estagiários e 20 voluntários.

Informações importantes para o início do ano

Segundo Vanessa, o encontro teve como foco orientar os alunos já matriculados nas 16 modalidades oferecidas pelo programa.

“Informamos o prazo para acertos de horários das aulas para quem precisa trocar de período, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro, no Ginásio Anexo do Bolão. Também apresentamos a logomarca comemorativa dos 30 anos do PEAMA, que serão celebrados em 15 de março. O logo estará em nossos comunicados oficiais e materiais de divulgação”, explicou.

A diretora também destacou o andamento das obras da piscina adaptada do CECE Nicolino de Luca (Bolão), com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. “É sempre muito bom reencontrar os alunos e ver a ansiedade deles para voltar às atividades”, completou.

Histórias que reforçam o impacto do programa

Entre os participantes estava o aluno Serge Lories, de 62 anos, praticante de natação e ciclismo há um ano e três meses. “O PEAMA mudou a minha vida. Aqui, eu me sinto acolhido e abraçado”, afirmou.

“Sabemos o quanto o preconceito ainda existe, tanto na prática esportiva quanto no ambiente de trabalho, e o programa da Prefeitura de Jundiaí é o meu porto seguro. É um agente de transformação e de luz na minha vida”.

Integração, oportunidades e inclusão

Durante o evento, pais e alunos também conheceram a programação de esporte adaptado do Sesc Jundiaí e o trabalho dos atletas da equipe de basquete em cadeira de rodas da cidade, modalidade que não integra o programa municipal.

O encontro contou ainda com uma mesa do Espaço Jundiaí Empreendedora, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SMDECT), voltada a pessoas com deficiência interessadas em oportunidades no mercado de trabalho. Também houve a venda de camisetas do PEAMA, reforçando o sentimento de pertencimento e apoio ao programa.