
O julgamento de ações que querem barrar a realização da Copa América de futebol no Brasil ficou marcado para a próxima quinta-feira (10), pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, após pedido da relatora, ministra Cármen Lúcia. A audiência será em plenário virtual, no qual os ministros inserem o voto em sistema eletrônico. Pela decisão de Fux, o julgamento começará à 0h00 e acabará às 23h59 de quinta-feira.
[tdj-leia-tambem]
A Copa América seria realizada, inicialmente, na Colômbia ou na Argentina, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, a decisão foi revogada. O Brasil, então, foi escolhido como sede, e a decisão teve o apoio do presidente Jair Bolsonaro. O torneio começa no próximo dia 13, mesmo sendo criticada por especialistas em saúde pública. Isso porque o país soma 474,6 mil mortes por Covid e 16,9 milhões de casos confirmados da doença.
Inicialmente, o governo disse que exigiria que todos os integrantes de todas as delegações estivessem vacinados. Depois, voltou atrás e informou que os atletas serão testados a cada 48 horas.