Cristian ocupa pódio com outros atletas
Cristian Ribeira (à esquerda) dividiu o pódio com dois atletas russos. (Foto: Reprodução/Confederação Brasileira de Desportos na Neve)

Cristian Ribera, aluno do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas, o Peama de Jundiaí, foi medalha de prata na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country, em Finsterau, na Alemanha. Ele dividiu o pódio com outros dois atletas russos.

Com a vitória conquistada no sábado (8), ele passa a ocupar o segundo lugar na colocação geral da Copa do Mundo, com 395 pontos. Abaixo apenas do russo Ivan Golubkov, com 800 pontos.

Wesley Vinícius dos Santos, aluno do PEAMA, também participou da competição mundial.

Juventude

A pouca idade de Cristian não se compara ao tamanho de seus feitos.

Nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang, em 2018, ele conquistou a sexta colocação, o que correspondeu ao melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno. No mesmo ano, foi medalha por duas vezes na Copa do Mundo de Vuokatti, com uma prata e um bronze.

Ribera, que depois da vitória no último sábado conquistou o segundo lugar, iniciou a etapa em quinto. O bom resultado é fruto de sua classificação nas provas de Sprint, a qual garantiu o quinto lugar, e de Short Distance (5km) e Middle distance (10km), as quais fechou com prata.

[tdj-leia-tambem]