Heitor, Alice e Alexandre
Foto: Arquivo Pessoal

Os atletas Heitor, Alice e Alexandre, alunos do sensei Giovanni Adipietro Mietto, conhecido na região como Giko Karatê, voltaram de João Pessoa (PB) com medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê, consolidando-se entre os melhores do país. O sensei, de 25 anos, comemorou os resultados e destacou o esforço e a disciplina dos alunos.

“Foi emocionante! Fiquei com a sensação de dever cumprido. Estou muito orgulhoso deles”, afirmou Giovanni, ao Tribuna de Jundiaí.

O caminho até o Campeonato Brasileiro de Karatê

Realizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), o Campeonato Brasileiro é considerado o maior e mais importante torneio da modalidade no país. Para chegar até a fase final, os atletas enfrentam um rigoroso processo de classificação com quatro etapas:

  1. Campeonato Paulista – composto por quatro etapas regionais, em que apenas os oito melhores de cada uma avançam.
  2. Final do Campeonato Paulista – reúne os classificados das etapas, e apenas os quatro melhores seguem adiante.
  3. Classificatória do Brasileiro – quatro etapas regionais em todo o Brasil, que reúnem competidores de vários estados; novamente, apenas quatro atletas de cada classificatória avançam.
  4. Final do Campeonato Brasileiro – o confronto final entre os melhores do país, que define o pódio nacional.

Segundo o sensei Giovanni, o sucesso da equipe é resultado de muito estudo e dedicação.

“Muito treino e estudo. Após campeonatos com derrotas, sempre vemos e revemos o vídeo da luta diversas vezes para que não se repita o erro. Observamos os adversários mais perigosos, e os treinos foram dobrados. Alguns chegaram a treinar todos os dias da semana realmente como profissional, para que ninguém chegasse lá despreparado”, contou.

Jundiaí em destaque no cenário esportivo

Para o treinador, as conquistas vão muito além das medalhas: “Acho que isso é só o começo de algo bem maior que está por vir, mas com certeza já fortalece o nome de Jundiaí no esporte. Quem sabe futuramente a cidade não vire referência na modalidade?”, afirmou.

O sensei acredita que os resultados obtidos em 2025 são apenas o ponto de partida para metas ainda mais ambiciosas.

“Nosso objetivo não é apenas vencer torneios regionais, e sim nos preparar para o Campeonato Brasileiro de Karatê de 2026. Queremos levar ainda mais atletas e fazer com que nossos medalhistas conquistem novas categorias, enfrentando faixas roxas, marrons e pretas — os mais avançados”, completou.

Um futuro promissor para o karatê jundiaiense

Com dedicação, planejamento e amor pelo esporte, a equipe Giko Karatê já se prepara para novos desafios e promete continuar levando o nome de Jundiaí ao pódio nacional.