Atleta passando álcool nas mãos
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (9), alguns dos atletas do Time Jundiaí mataram a saudade dos treinos presenciais, que estavam suspensos há mais de um ano por causa da pandemia da Covid19. A princípio, os treinos retornaram de forma gradual, com redução de equipe, e respeitando rigorosamente as medidas de prevenção.

Dessa forma, não estão permitidas atividades de contato ou jogos. Na segunda, por exemplo, a equipe de vôlei feminino participou do treino de fundamento e treino físico no ginásio do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, cada jogadora com uma bola, evitando contato.

“Depois de um ano, sempre bom retornar com segurança fazendo o que a gente ama fazer. Estava com muita saudade de treinar com todos”, conta Yane Stella Oda (16), um das jogadoras do Time Jundiaí.

Para Isabela Zamboni (16), também do time de vôlei da cidade, os treinos online foram importantes, mas nada substituí o presencial. “Ficamos um ano só treinando de forma online, agora estamos voltando com segurança. É muito bom ver as meninas novamente, estava morrendo de saudade”, afirma.

Outras modalidades

Além do vôlei, retornaram as atividades dos times de Jundiaí de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação e tênis.

O técnico Marco Antônio Fernandes, conhecido como Pirica, recebeu seus alunos de ginástica artística também no Bolão. Ele aproveitou para reafirmar a preocupação de todos com este novo momento.

“Assim como os atletas, estou ansioso para este recomeço. É uma responsabilidade muito grande que estamos tendo, mas vamos seguir todos protocolos, realizar uma volta escalonada, com muita calma e pensando sempre nas pessoas e não em rendimento. A hora é de realizar treinos sem cobranças para, a partir de então, com calma, começarmos a construir novamente uma nova ginástica artística. Neste momento, vamos resgatar as pessoas”, ressaltou.

Atletas de ginástica artística retomam treinos nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Boas-vindas

Para o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Claudio Tarallo, neste momento, a recepção dos atletas é realizada com calma e segurança, se atentando às condições emocionais e físicas de cada um deles.

“Costumo falar que este retorno será feito de forma homeopática sempre seguindo os protocolos de segurança de combate à Covid19, com atividades individuais, distanciamento, máscara, sem compartilhamento de material. De forma gradativa e sem pressa vamos trazendo as pessoas de volta, mas de uma sempre de uma maneira segura.”

“O objetivo é acolher os alunos, criar este vínculo afetivo e proporcionar a interação social embora individual com os protocolos. Vamos trazer os atletas para uma retomada física também. Teremos todo o carinho com eles e seguiremos os protocolos garantindo a segurança de todos, o que é o mais importante sempre”, conclui.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, os atletas que não tiverem autorização dos pais para o retorno aos treinos continuarão treinando de forma virtual, como vem acontecendo desde o início da pandemia. Dessa forma, os jovens não serão prejudicados nas suas atividades esportivas.

[tdj-leia-tambem]