Jovens em bicicletas
Foto: Arquivo Pessoal/Aroldo Toledo.

Os jundiaienses Luca Grigoletto (14), e Andrey Toledo (7), vão representar Jundiaí e o Brasil no Mundial de BMX na França. Conheça um pouco mais sobre esses atletas, que já são promessa da cidade.

Luca

Luca é o atual Campeão Paulista e Brasileiro de Bicicross, e em julho, disputará uma prova internacional na pista de Londrina-PR. O atleta pratica a modalidade desde os 5 anos de idade e defenderá o título de ambas as competições nesta temporada 2022. Além disso, no final de julho, Luca viajará para a França para a disputa do Campeonato Mundial, e do Panamericano no final do ano.

Em 2019, Luca ganhou o vice-campeonato no último torneio Panamericano que disputou. “Treino aqui em Jundiaí uma vez por semana, e mais duas ou três vezes em outras pistas, onde acontecem as competições. O desejo que tenho é de me profissionalizar e que esse esporte se torne a minha profissão. Além disso, meu objetivo esse ano é conquistar títulos e medalhas internacionais, tanto no Mundial quanto no Panamericano”, comenta Luca.

Arquivo Pessoal

Em setembro, Luca e Andrey disputam o Torneio Panamericano, na Argentina. Assim, ambos estão com altas expectativas e acreditam que trarão medalhas na volta ao Brasil.

“Fica tudo mais fácil quando há paixão envolvida. Nos últimos dois anos o Luca evoluiu muito, tanto a parte física quanto a técnica e o amadurecimento emocional. Ele está muito focado nos treinos e vemos este ano como uma oportunidade real de ter bons resultados e representar bem o país lá fora. Esse é o momento dele”, comenta Gonzaga Micheli Júnior, pai e treinador do Luca.

[tdj-leia-tambem]

Andrey

Andrey também compete nos campeonatos Paulista e Brasileiro de BMX desde os 5 anos de idade. Agora, o menino, de apenas 7 anos, irá direto para o Mundial na França no final do mês de julho.

“Disputo o Paulista e o Brasileiro, mas este ano estou mesmo é ansioso para os torneios internacionais. Conheci o Luca nos treinos e competições e ele é uma inspiração pra mim. Vamos viajar juntos tanto para a França quanto para a Argentina e estamos bastante confiantes. Até lá, continuaremos treinando muito”, comenta Andrey.

Arquivo Pessoal

O pai de Andrey, Aroldo Toledo, é o maior fã do filho. Ele conta que os dois atletas têm rotinas puxadas, mas fazem tudo com muito amor pelo esporte.

“Somente os 3 melhores do Brasil podem participar do Mundial. Andrey é vice-campeão Paulista e Brasileiro. Nós vimos o empenho dele em treinar, e perguntamos se ele estava preparado para o mundial. A resposta foi melhor de todas: disse que ele iria treinar o dobro para isso acontecer, porque o sonho dele é ser um w1. No BMX, quem é w é o melhor entre os 8 do mundo”, explica Aroldo.

De acordo com o pai, desde então a rotina do menino tem sido de treinos seis dias por semana, com acompanhamento profissional. “Dois treinadores – Damião Cruz e Daniel Brito – nutricionista, psicóloga e personal. Todos apoiadores que não cobram nada para cuidar dele”. Além disso, segundo Aroldo, “o pai virou motorista e a mãe cozinheira, pois a dieta é balanceada”.