Caramelo e MuMu são ouro no ADCC em lutas mistas
Foto: bjjfotomidia/ @rebecaschumacker

No último final de semana, os atletas de 16 anos, Murillo Cruz, conhecido como Caramelo, e Giovany Henrique, apelidado de MuMuzinho, representaram Jundiaí no maior campeonato de lutas mistas de submission, o ADCC São Paulo. Ambos trouxeram para casa medalhas de ouro, marcando uma vitória importante para a cidade.

Para Caramelo e MuMu, a preparação para o ADCC foi intensa. Com apenas duas semanas de treinos específicos de NOGI, ou seja, Jiu-Jitsu sem kimono, ambos se dedicaram a treinos físicos de musculação e, principalmente, ao estudo detalhado das regras do evento de lutas mistas. Mas o esforço valeu a pena, e com o ganho das medalhas, os atletas destacaram a importância de seus professores, Diego Rodolfo e Marcos Gazani, e do suporte da academia Keisei Gold Fitness.

Caramelo é ouro no ADCC
Foto: bjjfotomidia/ @rebecaschumacker

“O evento mistura diversas artes, e muitos golpes que são proibidos nas competições de Jiu-Jitsu são permitidos no ADCC”, explicou Caramelo. Para ambos, adaptar-se a esse novo cenário foi fundamental para o sucesso. No entanto, isso não os impediu de brilhar. Caramelo, faixa branca, destacou que era um sonho participar dessa competição. “Até ‘ontem’ eu assistia o ADCC pela internet e hoje fui campeão do evento.”

MuMu expressou grande emoção ao descrever a sensação de trazer ouro para Jundiaí. “A busca pelo ouro foi muito trabalhada. Foi exigido muito esforço nosso, pagamos o preço e colhemos os frutos”, afirmou, destacando a importância dessa conquista para a sua carreira. Para Caramelo, a vitória também foi um marco. “Só me deixou ainda mais ansioso para o próximo, no qual já estarei como faixa azul.”

A importância do ADCC para o crescimento das lutas mistas em Jundiaí

Os atletas acreditam que eventos como o ADCC são essenciais para o crescimento das lutas mistas em Jundiaí. “Eu e o Caramelo, hoje somos inspiração para a nova safra de atletas”, comentou MuMu. “Temos a responsabilidade de sermos os melhores dentro e fora dos tatames para que essa nova geração siga nosso caminho.”

MuMu é ouro no ADCC
Foto: bjjfotomidia/ @rebecaschumacker

Após a vitória no ADCC SP, os dois atletas já têm novos objetivos em vista. Ambos planejam competir em campeonatos de nível nacional e internacional, como o Sulamericano, o Campeonato Paulista e o Mundial. Embora por enquanto estejam focados em competições nacionais, os dois não descartam a possibilidade de participações internacionais no futuro.

O que é o ADCC SP?

O ADCC, abreviação de Abu Dhabi Combat Club, é considerado o maior e mais prestigiado evento de lutas de submission do mundo. Diferente de outras competições, o ADCC possui regras próprias, permitindo a participação de atletas de diversas modalidades de luta agarrada, como Jiu-Jitsu, Judô, Wrestling, Luta Livre e Sambo.

As lutas são divididas em categorias de peso, sendo elas: até 66kg, até 77kg, até 88kg, até 99kg, acima de 99kg e a categoria absoluto, que não tem restrição de peso. Um dos grandes diferenciais é que o ADCC não faz distinção de faixas, ou seja, qualquer praticante pode competir, tornando o evento único no mundo das artes marciais.

[tdj-leia-tambem]