
Jundiaí agora conta com aulas de walking football, uma espécie de futebol adaptado para a melhor idade. O projeto conta com o patrocínio das empresas Dexco-Deca e Ambev, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Federal.
A organização social Walking Football Brasil (WFB) iniciou em Jundiaí um novo núcleo da modalidade walking football, futebol que se joga caminhando. De acordo com a WFB, o esporte é voltado à população 60+. As aulas acontecem no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Nilo Avelino Macedo, no Jardim Esplanada.
As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, divididas em três turmas, às 8h, 10h15 e às 14h, com 20 alunos cada. Além disso, os alunos sempre terão orientações de uma equipe multidisciplinar da WFB, que conta com pelo menos dois professores por turma. Ainda há vagas disponíveis e os interessados devem entrar em contato através de número (11) 98230-7483. Idosos de ambos os sexos podem participar.
Walking football
O walking football é uma ramificação do futebol preparada para pessoas mais velhas. Neste esporte, uma das principais regras é jogar caminhando, o que o torna inclusivo, e proporciona relevantes índices positivos de saúde e bem-estar.
“Fomos procurados pela organização e assinamos a parceria, cedendo o espaço para as aulas”, explica o gestor da UGEL, Cláudio Tarallo. “O futebol adaptado será mais uma modalidade inclusiva na grade de aulas dos nossos Centros Esportivos, que fomenta o esporte e promove a saúde, o lazer e a qualidade de vida da melhor idade, além da interação entre eles que é sempre os dos pontos mais relevantes”.

O esporte nasceu na Inglaterra e vem se popularizando pelo mundo e é representado no Brasil, pela Walking Football Brasil. Foi a organização da sociedade civil que instituiu a prática no país, capacitando profissionais e democratizando a modalidade. A WFB utiliza sua metodologia em diversos espaços que atuam com a população longeva, como: Núcleos de Convivência da Pessoa Idosa, Clubes e Espaços Comunitários.
[tdj-leia-tambem]
Bem-estar
Para Ricardo Leme, fundador e CEO da Walking Football Brasil, a modalidade tem um papel social importante para o desenvolvimento e impacto positivo na vida das pessoas 60+ compreendendo a sua heterogeneidade.
“Atuamos com o esporte para o desenvolvimento humano. Hoje no Brasil, existem mais de 37 milhões de pessoas idosas. E o estímulo ao exercício físico, como a prática de walking football, contribui para o bem-estar destas pessoas, além de promover a longevidade ativa”, comenta.
“Quando respeitamos as diferenças das pessoas 60+ e as incluímos em um projeto de futebol que se joga caminhando, atuamos para melhorar o bem-estar físico e emocional destas pessoas, além do promover a construção de um espaço de diálogo e interação social”, relata. Segundo o CEO, a parceria com o município é um grande ganho para a democratização do esporte. “Chegar em Jundiaí, um dos grandes municípios da região metropolitana de São Paulo, é muito significativo para a democratização deste esporte”, finaliza.