
O Brasil encerrou a participação nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, com a melhor campanha da história. Foram 21 medalhas conquistadas, superando as 19 que vieram com as disputas no Rio de Janeiro, em 2016: sete ouros, seis pratas e oito bronzes.
Com os resultados, o país terminou a participação neste domingo (8) com a 12ª posição no quadro de medalhas – o melhor latino-americano e uma colocação acima do que havia conseguido no Rio.

Na cerimônia de encerramento, exibida pela televisão nesta manhã, os representantes brasileiros foram dois medalhistas de ouro (a ginasta Rebeca Andrade (que também faturou uma prata) e o boxeador Hebert Conceição), um treinador (Francisco Porath, da ginástica) e mais três integrantes da organização brasileira enviada a Tóquio.
[tdj-leia-tambem]
Daqui três anos, os brasileiros voltam a disputar os Jogos Olímpicos, desta vez em Paris, com o intuito de bater novos recordes.
Destaques
Os destaques foram justamente as modalidades estreantes, que ajudaram o Brasil e bater o recorde no quadro de medalhas. Três delas vieram do skate, com a “fadinha” Rayssa Leal, Pedro Barros e Kelvin Hoefler, e uma do surf faturada por Ítalo Ferreira.

E poderia ter sido melhor, pois algumas modalidades que eram tidas como favoritas acabaram sucumbindo diante dos adversários – como o vôlei masculino, que perdeu inclusive a disputa do bronze, o vôlei de praia masculino e feminino (que não conseguiu medalhas), o surfista Gabriel Medina (eliminado nas semifinais).

No próprio skate, que encantou a todos, as favoritas do street, Leticia Bufoni e Pamela Rosa, não conseguiram chegar na bateria final.
As medalhas brasileiras foram conquistadas por:
Ouro
- Rebeca Andrade – ginástica (salto)
- Italo Ferreira – surfe
- Martine Grael e Kahena Kunze – vela (49er FX)
- Ana Marcela Cunha – maratona aquática.
- Hebert Conceição – boxe
- Futebol masculino
- Isaquias Queiroz – Canoagem de Velocidade
Prata
- Pedro Barros – skate park
- Rayssa Leal – skate street
- Kelvin Hoefler – skate street
- Rebeca Andrade – ginástica (individual geral)
- Vôlei Feminino
- Beatriz Ferreira – boxe
Bronze
- Mayra Aguiar – judô
- Daniel Cargnin – judô
- Fernando Scheffer – natação (200m livre)
- Bruno Fratus – natação (50m livre)
- Luisa Stefani e Laura Pigossi – tênis (dupla feminina)
- Abner Teixeira – boxe
- Alison dos Santos – 400m com barreiras
- Thiago Braz – salto com vara