Copa do Mundo de Futebol Feminino
Começa hoje na França a Copa do Mundo de Futebol Feminino

A França é a sede da 8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino. A competição começa nesta sexta-feira (07), com o jogo de abertura entre França e Coreia do Sul, marcado para as 16h, no Parc des Princes.

A final do campeonato será no dia 7 de julho, às 17h, no Estádio de Lyon.

As 24 equipes estão divididas em seis grupos:

  • Grupo A – França, Coreia do Sul, Noruega e Nigéria;
  • Grupo B – Alemanha, China, Espanha e África do Sul;
  • Grupo C – Austrália, Itália, Brasil e Jamaica;
  • Grupo D – Inglaterra, Escócia, Argentina e Japão;
  • Grupo E – Canadá, Camarões, Nova Zelândia e Holanda;
  • Grupo F – Estados Unidos, Tailândia, Chile e Suécia.

A seleção brasileira estreia no domingo (09), às 10h30, jogando contra a Jamaica. Em seguida, enfrenta a Austrália (13) e a Itália (18). Todas as partidas do Brasil poderão ser acompanhadas ao vivo em canais da TV aberta (Globo e Band), que pela primeira vez transmitirá, e fechada.

Além disso, esta copa está marcada pelos uniformes desenhados especificamente para mulheres, pela primeira vez, as atletas não vestirão camisas e shorts feitos para homens.

Seleção Brasileira

O Brasil está em décimo lugar no ranking Fifa. Participou de todas as edições da Copa, mas chegou à final em apenas uma, em 2007, quando perdeu para Alemanha.

Na Olimpíada de 2016, realizada no Brasil, a seleção foi derrotada na semifinal, pela Suécia.

Mas, o país foi bem na Copa América e levou o troféu em 2018, no Chile.

Atualmente, a escalação conta com grades nomes que jogam em times nacionais e internacionais. Além de Marta, a camisa 10, que já recebeu o título de melhor jogadora do mundo seis vezes, um recorde mundial, e é também a maior artilheira da Copa, com 15 gols.

Apesar de toda sua trajetória, ela anunciou que está será sua última Copa. Cristiane e Formiga, de 41 anos, também anunciaram que esta será a última competição.

O treinador da equipe é Vadão, que já comandou times masculinos, como São Paulo e Atlético Paranaense. Ele assumiu a seleção brasileira feminina em 2014, deixando o posto em 2016 e 2017, após a derrota na Olimpíada.

Neste período, Emily Lima assumiu o posto e foi demitida em setembro de 2017, quando o cargo foi reassumido por Vadão.

Com informações da Agência Brasil e BBC.