
A estrutura da Vtennisteam Sport Center, que vai receber mais uma edição do Open de tênis e beach tennis, foi elogiada pelo ex-tenista profissional Ricardo Hocevar (número 149 no ranking mundial) e pelo campeão mundial de beach tennis em 2018, Marcus Vinicius Ferreira. Ambos estiveram em Jundiaí para o anúncio do torneio, que acontece entre os dias 8 e 12 de outubro, reunindo atletas de vários Estados e regiões do Brasil.
Considerada a melhor competição do Brasil, o Open reúne atletas amadores e ex-profissionais em disputas que rendem medalhas e premiação em dinheiro. Para este ano, as inscrições já estão abertas e serão beneficentes (10% de toda a renda será revertida para uma instituição social).
Todos os protocolos sanitários serão seguidos e ainda será possível admirar a beleza da Vtennisteam Sport Center – um complexo esportivo com três quadras de tênis e outras oito para beach tennis, em meio à natureza exuberante, no Parque Centenário. O avanço da vacinação e a redução das internações e óbitos relacionados à pandemia também contribuíram para que a retomada fosse em grande estilo.

Importância
“Esses grandes eventos regionais são muito importantes, pois consegue trazer grandes atletas profissionais. Na edição passada que disputei e fui campeão, participou até o Calbucci, número 1 do mundo (Alessandro Calbucci, italiano pentacampeão mundial), e isso é bom para a gente que é profissional e roda o circuito mundial, para mostrar o nosso esporte. Como também para a galera amadora, os jovens atletas que conseguem ver alguns destes profissionais aqui na cidade. Isso é fantástico para o esporte”, destacou Marcus.
Ele também fez questão de ressaltar que o beach tennis está ganhando cada vez mais adeptos e os municípios que contam com uma estrutura como Jundiaí levam vantagem na revelação de atletas. “É impressionante como a molecada está praticando, cada vez que eu rodo os circuitos vejo mais gente praticando e isso traz inúmeras possibilidades, ainda mais sendo feito em conjunto com o tênis, como aqui na Vtennisteam. Mostra o nosso trabalho e dá a possibilidade desses novos talentos mostrarem vontade e até ganharem da gente”.
[tdj-leia-tambem]
O atleta explicou que o esporte foi criado em 2008, na Itália, e que tem ganhado espaço no Brasil – inclusive com resultados expressivos nas competições internacionais. “Não somos pioneiros, mas fomos um dos primeiros países a aderir e, com certeza, é o que mais o desenvolve. Isso por conta de alguns fatores, como nosso litoral extenso. E no interior, como aqui em Jundiaí e Campinas, também está bombando pelo clima favorito do brasileiro: liberdade, pés na areia, música e um ambiente super agradável! Quem não praticou ainda, eu recomendo”.

Grand Slam
Na edição de 2019, última antes da pandemia, mais de 500 pessoas participaram da competição e se apresentaram para um público de mais de 2 mil pessoas – fora as mais de 6 mil que acompanharam pelas transmissões ao vivo, feitas via Facebook. Um dos participantes foi justamente Ricardo Hocevar, que na final de 2019 venceu o jundiaiense Júlio Silva.
“Tive o prazer de jogar esse torneio há dois anos e fui campeão. É uma competição incrível, que foi dito aqui ser o maior do Brasil através do social e do grande número de atletas amadores. A estrutura que vocês têm aqui em Jundiaí é excelente, com as quadras e comodidade para quem está fora delas. Vale a pena todo mundo conhecer, não só no tênis como também no beach tennis”, ressaltou o tenista – que em 2010 enfrentou o então número 1 do mundo, o australiano Lleyton Hewitt, no Australian Open (veja vídeo abaixo).
Ele elogiou, também, a possibilidade dos jovens poderem mostrar o potencial em competições como o Open Vtennisteam. “O tênis desenvolve muito a educação dessas crianças e adolescentes.
Jovens talentos
Outros dois destaques da atualidade que participaram da entrevista coletiva do Open Vtennisteam também destacaram a importância do torneio para o cenário nacional.

Lucas Morandini Sanchez é jundiaiense e começou no tênis aos 8 anos, jogando na quadra existente no Complexo Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão. Aos 25 anos, depois de figurar no ranking da ATP (Association of Tennis Professionals) e chegar ao top10 no ranking de duplas nos Estados Unidos, ele trabalha ajudando jovens atletas a também se projetar profissionalmente, fora do país.
“Participei do primeiro campeonato realizado aqui, há oito anos, e só tinham duas quadras de tênis. Hoje a estrutura é muito maior e isso mostra que Jundiaí está crescendo na modalidade, com o Victor (Sianga, fundador da Vtennis) abrindo portas e levando o nome da cidade para o mundo inteiro”, declarou. “Lembro que o prêmio para o vencedor era uma raquete do Djokovic (Novak Djokovic, sérvio, atual número 1 do tênis mundial) e eu a ganhei”.
Richard Gomes, de 15 anos, é outro destaque. Veio de Caraguatatuba para realizar um teste na Vtennisteam e não deixou mais Jundiaí. Convocado recentemente para a seleção brasileira de base do beach tennis, ele sonha em representar o país.

“Sou muito grato à minha família e aos meus professores, pois sem eles eu não estaria aqui. À Vtennis, que me deu uma grande ajuda, com toda esta estrutura e o suporte para que possa treinar e jogar. À Mormaii, que confiou em mim e me patrocina, e ao técnico Juca, que me convocou. Vou honrar a camisa da seleção brasileira porque é o sonho de todo atleta, deixei de fazer muitas coisas para estar aqui… me privei de muitas coisas, mas tudo valeu a pena. Nada é impossível na vida!”, declarou.
Serviço
Vtennisteam Sport Center
Modalidades
Aulas de tênis, beach tennis e Yoga
Day Use
Alugue uma quadra e jogue com os amigos!
Horários de Funcionamento
Segunda à sexta, das 7h às 22h;
Sábados: das 8h às 18h;
Domingos e feriados: das 8h às 16h;
Horários de atendimento
Segunda à sexta, das 9h às 21h;
Aos sábados, das 8h às 18h;
Mais informações
(11) 94179-5010/ (11) 4582-1050;