
Em meio a mais uma Data Fifa, a discussão sobre o calendário apertado do futebol mundial volta a ser destaque nos debates esportivos. Com jogadores atuando no limite físico, alguns atletas já optaram por pedir dispensa das convocações para a seleção.
Inclusive, há quem aproveite a pausa da Data FIFA para explorar os melhores jogos de apostas durante esse período. Enquanto isso, clubes e técnicos enfrentam o desafio de manter o ritmo dos jogadores. Tenha em mente que aposta é assunto para adultos.
A Data Fifa atual marca o meio das Eliminatórias Sul-Americana, mas também o início do returno da Liga das Nações, competição que ainda não tem muito peso.
Data Fifa de outubro tem diversas ausências de craques
A Data Fifa de outubro foi um período polêmico, já que diversos craques ficaram de fora dos jogos. Com o calendário apertado, muitas estrelas chegaram lesionadas, outras com risco pela carga de jogos.
No Brasil, o treinador Dorival Júnior perdeu Vinicius Júnior, Eder Militão, Allison, entre outros jogadores por lesão.
No entanto, não foi apenas a Seleção Brasileira que sofreu. Na Espanha, Rodri e Carvajal são desfalques, enquanto na Alemanha, Ter Stegen e Füllkrug estão lesionados.
Além das lesões, jogadores mostraram preocupações com a parte física e pediram dispensas. Entre eles, o capitão da França, Kylian Mbappé, e o capitão da Seleção da Bélgica, Kevin De Bruyne.
Também vale destacar o número de jogadores que se aposentaram recentemente das seleções, mesmo sendo convocados recentemente. É o caso de Ángel Di Maria, na Argentina; Gündogan, Neuer e Thomas Muller, na Alemanha; Griezmann e Olivier Giroud, na França.
Enquanto seleções lidam com desfalques, clubes brasileiros aproveitam a Data FIFA para se reforçar
Apesar de o futebol brasileiro perder diversos jogadores convocados para a Data FIFA, os clubes no país seguem na contramão dos europeus, aproveitando um período valioso para treinamentos — uma oportunidade rara no apertado calendário nacional.
Uma dessas equipes é o Vasco da Gama, que disputa o Campeonato Brasileiro, onde ocupa uma posição de meio de tabela, e também está na Copa do Brasil, com chances reais de título, já que chegou à semifinal. O clube vem enfrentando uma sequência exaustiva de viagens e conta com um elenco reduzido. Por isso, encara a pausa da Data FIFA como um momento crucial para recuperar jogadores, como Lucas Piton, um dos atletas que mais atuaram em 2024, e Philippe Coutinho, que ainda busca atingir sua melhor forma física.
Além da recuperação dos jogadores, o período também serve para o técnico Rafael Paiva ajustar o time com foco na volta da Copa do Brasil, onde o Vasco precisa reverter a derrota por 2 a 1 para o Atlético Mineiro. Paiva agora tem tempo para tentar encaixar o francês Dimitri Payet ao lado de Coutinho e, finalmente, formar o tão desejado “meio-campo dos sonhos”.
O suíço Maxime Domínguez, recém-chegado, também vê a pausa com bons olhos, pois ainda busca maior entrosamento com seus novos companheiros.
Portanto, enquanto outros clubes lidam com pedidos de dispensa e lesões, o Vasco da Gama aproveita a Data FIFA de maneira estratégica, usando o período para ajustar a equipe e se preparar para a reta final da temporada.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		