
Como um marco para a história, a 22° edição da Copa do Mundo da Fifa, inicia neste domingo (20), em Catar, sendo a primeira realização da competição em um país do Oriente Médio.
Composta por referências à cultura do país anfitrião, a cerimônia de abertura desta edição começa às 12h.
As apresentações envolvem dança e música, tendo as confirmações da estrela de Bollywood, Nora Fatehi, do cantor americano Lil Baby e do cantor coreano, Jungkook, membro da banda BTS.
Além disso, outras ações são cogitadas pela imprensa internacional, como Kizz Daniel, artista nigeriano do grupo norte-americano Black Eyed Peas, e do cantor Robbie Williams. Contudo, estes artistas não tem participação confirmada pela Fifa.
O evento será transmitido pela TV Globo, no Globoplay e no SporTV.
Primeira partida da Copa
Já a partida de estreia, entre Catar e Equador, acontece no estádio Al Bayt, às 13h, pelo horário de Brasília. O palco da partida foi inspirado nas tendas usadas historicamente pelos povos nômades do Catar — chamadas de “bayt al sha’ar” — e tem capacidade para 60 mil pessoas.
Essa é a estreia de Catar em mundiais. A equipe venceu a última edição da Copa da Ásia, em 2019, nos Emirados Árabes Unidos. E, desde 2014, o time é comandado pelo técnico espanhol Félix Sánchez.
Segundo Alhmed Hashim, editor do Qatar Football Live, Sánchez é conhecido na península árabe por introduzir o estilo espanhol de “um toque, passes curtos, bom trabalho em equipe e jogo baseado na posse de bola”.
Em junho deste ano, a equipe de Catar foi para centros de treinamento localizados na Espanha e na Áustria, e em setembro, realizou uma série de amistosos. Contra o Canadá, acabou derrotado por 2 a 0 e de 3 a 0 pela seleção sub-23 da Croácia. Já contra o Chile, o time teve empate por 2 a 2.
Nos últimos três compromissos antes do início da Copa, o time árabe venceu as seleções da Nicarágua por 2 a 1, da Guatemala por 2 a 0, e de Honduras, também por 2 a 0.
Os donos da casa enfrentarão Equador, comandado pelo técnico argentino Gustavo Julio Alfaro. A equipe terminou em quarto lugar nas Eliminatórias, garantindo assim, vaga direta para a competição.
Porém na primeira participação da seleção sul-americana, em 2002, acabou eliminada ainda na fase de grupos. Já, quatro anos depois, na Alemanha, o time avançou mas foi derrotado nas oitavas-de-final pela Inglaterra. Em 2014, no Brasil, o time também foi eliminado na primeira fase.
Nos últimos três amistosos da seleção, a equipe equatoriana empatou contra a Arábia Saudita, Japão e Iraque por 0 a 0. Em junho, o último gol marcado pela equipe deu sua vitória contra Cabo Verde por 1 a 0.
A competição de 2022 conta, ao todo, com 64 jogos que serão realizados em oito estádios: Al Bayt; Khalifa International; Al Thumama; Ahmad Bin Ali; Lusail; Estádio 974; Education City e Al Janoub.

Grupos da Copa do Mundo de 2022
- Grupo A: Catar, Equador, Senegal e Holanda;
- Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e Gales;
- Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia;
- Grupo D: França, Dinamarca, Tunísia e Austrália;
- Grupo E: Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão;
- Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia;
- Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões;
- Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.
[tdj-leia-tambem]