
A La Liga, entidade responsável pela organização do Campeonato Espanhol de futebol, anunciou a condenação de três torcedores à prisão por insultos racistas direcionados ao jogador brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid. Essa é a primeira sentença desse tipo proferida pela Justiça espanhola e representa um marco na luta contra o racismo no esporte.
Caso de racismo e condenação
Os episódios de racismo aconteceram em maio do ano passado, durante uma partida entre Valencia e Real Madrid. Torcedores do Valencia proferiram gritos racistas contra Vinicius Jr., que se manifestou contra as ofensas e cobrou punição aos responsáveis.
Após a abertura de um processo judicial, a Justiça espanhola condenou os três torcedores a oito meses de prisão e pagamento das custas do processo. Além disso, os indivíduos não poderão frequentar qualquer estádio que receba jogos da La Liga ou Real Federação Espanhola de Futebol por dois anos.
A La Liga, em nota oficial, ressaltou a importância da decisão. “Essa decisão é uma ótima notícia no que diz respeito à luta contra o racismo na Espanha, pois repara o mal sofrido por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara às pessoas que vão a um estádio de futebol para desfilar insultos. A La Liga irá identificá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais para eles”, afirmou o presidente da entidade, Javier Tebas.
De acordo com as autoridades, durante a audiência, os réus leram uma carta pedindo desculpas a Vinicius Jr. e ao Real Madrid.
[tdj-leia-tambem]