
Depois de quase dois anos inteiros de paralisação nas atividades por conta da pandemia, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) aproveitou 2022 para a retomada de diversos eventos, parcerias e atividades para os alunos. Só no Departamento de Esporte Educacional e Participação (DEEP) foram 195 turmas formadas no esporte educacional e mais 101 turmas no esporte de participação, com um número total de 5.918 alunos inscritos.
Dois novos projetos em parceria com o COMDIPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) e a Assessoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa foram iniciados este ano. O Projeto Bailando, aulas de coreografia e dança de salão para idosos em 4 polos, que chegou a aproximadamente 100 inscritos; e o Projeto Integra, com aulas de meditação e yoga também para idosos em 4 polos, com cerca de 100 alunos.
Jundiaí também marcou presença nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2022, com 109 atletas participando da fase regional e conquistando o vice-campeonato no geral, e 40 classificados para a etapa estadual. Houve ainda a participação nos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco (JATIO), em que conquistamos a 4ª colocação geral.
“Os nossos departamentos conseguiram se organizar muito bem na formação das turmas no início do ano. O período pós-pandemia ocasionou em grande procura pelas nossas atividades esportivas, e por isso nosso ano foi bastante movimentado”, lembra o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Cláudio Tarallo.
Na parte de lazer, 30 passeios com os grupos de Esporte educacional e de participação a parques, museu e rotas turísticas, em uma média de mais de 45 mil atendimentos prestados no ano. “Tivemos ainda o retorno de eventos tradicionais na cidade, caso do Festival de Ginástica Corporal, com 20 coreografias e aproximadamente 400 alunas dos complexos. Um evento que recebe um grande carinho por parte das mulheres que praticam a ginástica Corporal em nossos centros esportivos e unidades de apoio”, comenta a diretora do departamento, Ana Paula Citelli.
Esporte Adaptado
Já no Departamento de Esporte Adaptado (DEA), responsável pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), são 326 alunos atendidos, sendo 104 deles entre 5 e 18 anos e outros 222 acima de 18 anos em 126 turmas de 16 modalidades diferentes. Somente neste ano, o DEA realizou 112 eventos que envolveram alunos, familiares, voluntários, professores, outras instituições e público em geral.

Um dos destaques ficou por conta do Torneio Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), em que Jundiaí foi sede no mês de novembro, com a visita de Lucas Moura, jogador do Tottenham e embaixador do projeto.
As principais atrações ficaram por conta de dois projetos. O PEAMA nas Escolas apresenta as atividades desenvolvidas pelo projeto em escolas públicas e privadas, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE), bem como em universidades e faculdades, por meio de palestras, vivências e apresentações de alunos, professores e voluntários fomentando o debate sobre inclusão e os espaços da pessoa com deficiência. Além do Escolas no PEAMA, no qual instituições públicas e privadas podem agendar uma visita para conhecer e algumas vezes participar da rotina das aulas desenvolvidas.
Outro projeto de sucesso foi a ginástica rítmica unificada, ação desenvolvida em parceria com o DEFR (Departamento de Esporte de Formação e Rendimento) e que oferece aulas e treinamento para alunas com e sem deficiência no mesmo grupo, unindo alunas do PEAMA às atletas de competição do TIME Jundiaí uma vez por semana.
“Muito bom ter retomado e voltado com os atendimentos ao alunos. Alguns não têm outra opção de atividade senão o PEAMA, e isso torna o nosso trabalho muito importante”, comenta o diretor do PEAMA, César Munir, ainda destacando mais um ponto alto do nosso ano: a realização das Special Olympics.