Ginasta do PEAMA.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Centro Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Benedito de Lima, no Jardim do Trevo, em Jundiaí (SP), foi o cenário de um espetáculo de superação e inclusão na segunda-feira (2). O local sediou a edição do Festival e Jogos Locais de Ginástica Rítmica do PEAMA, iniciativa promovida pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) da Prefeitura.

O evento reuniu 20 atletas com deficiência intelectual, integrantes do PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), e do PEPT (Projeto Esporte Para Todos), de Itupeva (SP). As apresentações encantaram o público com o uso dos aparelhos bola e arco.

Participação e competição lado a lado

A atividade foi estruturada em dois momentos: o Festival, de caráter não competitivo, e os Jogos Locais, realizados em parceria com as Olimpíadas Especiais Brasil. O objetivo foi valorizar tanto a participação quanto o desempenho técnico das atletas.

“Durante o ano, as alunas aprendem as séries que são apresentadas no Festival e nos Jogos. O objetivo principal é garantir oportunidades para que todas possam participar e se desenvolver por meio do esporte”, destacou Vanessa Rancoletta, diretora do PEAMA.

A emoção de estar incluída

Entre as participantes, estava Lavínia, de 14 anos, que tem síndrome de Down e participa do PEAMA há dois anos. A mãe, Maria Thais Silva, ressaltou os benefícios além da atividade física:

“Ela se sente incluída socialmente, é um grupo de amigos que ela fez. Ela se sente muito segura aqui no PEAMA, e essa competição é a realização de estar incluída e poder fazer algo”.

Todas as atletas receberam medalhas de participação, reafirmando o espírito acolhedor do evento. Já nas disputas dos Jogos Locais, medalhas de ouro, prata e bronze foram entregues às melhores colocadas, conforme critérios técnicos da ginástica rítmica.

Esporte e inclusão: um compromisso com a transformação

Mais do que um evento esportivo, o Festival e Jogos Locais de Ginástica Rítmica reafirmam o compromisso da Prefeitura de Jundiaí com a inclusão, o desenvolvimento social e a valorização das pessoas com deficiência por meio do esporte. Iniciativas como essa mostram que o verdadeiro pódio é aquele onde todos têm espaço para brilhar.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4