Estádio do Volta Redonda. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Volta Redonda)
Estádio do Volta Redonda. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Volta Redonda)

O Campeonato Paulista, inicialmente, ficaria paralisado até o próximo dia 30, por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus, mas a Federação Paulista de Futebol (FPF) encontrou, no Rio de Janeiro, uma solução para realizar suas partidas.

Após reunião com seu secretariado na manhã desta terça-feira (23), o prefeito de Volta Redonda, Francisco Neto, decidiu liberar apenas as disputa na cidade do jogo entre Corinthians e Mirassol, nesta terça, e Palmeiras e São Bento, na quarta (24), pelo Paulistão.

Em contrapartida pela liberação dos dois jogos, a Federação Paulista vai doar à cidade de Volta Redonda dez respiradores e dez monitores, esses equipamentos serão utilizados para a montagem de leitos de UTI, para tratamento de pacientes com Covid19.

A Federação Paulista também aguarda a liberação da Prefeitura do Rio de Janeiro para a realização da partida entre Ponte Preta e Santos, pela quinta rodada do Campeonato Paulista, que poderá ser realizada em São Januário, nesta quinta-feira, às 21h30.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (22) que a cidade não poderá receber partidas de futebol, assim como diversas outras atividades, por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus, a partir de sexta-feira (26). Com isso, o Campeonato Carioca não poderá ser realizado na cidade de 26 de março a 4 de abril, de acordo com o novo decreto municipal.

Em cidades do interior, como Volta Redonda, no Sul Fluminense, e Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, o decreto não está em vigor.

Copa do Brasil

Na última segunda-feira, a CBF definiu que alguns jogos da Copa do Brasil aconteceriam em Volta Redonda, ainda nesta semana. Seriam eles: Corinthians x Retrô-PE ; Porto Velho-RO x Ferroviário-CE e Jaraguá-GO x Manaus-AM. Essas partidas foram suspensas. Apenas o time da cidade, o Volta Redonda poderá mandar jogos da Copa do Brasil no local.

Em nota, a prefeitura de Volta Redonda afirma que a suspensão ocorre para diminuir a circulação de pessoas na cidade, em razão da pandemia. Afirma ainda que a CBF e Federação Paulista foram avisadas.

Ainda não há uma definição sobre a realização de jogos do Campeonato Carioca em Volta Redonda. A cidade pode ser uma alternativa à proibição de partidas de futebol no município do Rio, determinada na última segunda-feira, pelo prefeito Eduardo Paes.

“No Rio não pode e no Caio Martins (em Niterói) também não”, disse o prefeito, ao ser perguntado sobre a realização de jogos na cidade.

Por outro lado, de acordo com nota da Prefeitura do município, os clubes vão poder seguir treinando presencialmente durante este período.

Procurada pelo Globo Esporte, a assessoria de imprensa de Cláudio Castro, governador em exercício no Rio de Janeiro, afirmou que ele não irá se pronunciar sobre a paralisação dos jogos na capital do estado e a possibilidade de as partidas acontecerem no interior.

[tdj-leia-tambem]