Estádio do Morumbi. (Foto: Igor Amorim / saopaulofc.net)
Estádio do Morumbi. (Foto: Igor Amorim / saopaulofc.net)

Nesta quinta-feira (21), o Governo de São Paulo autorizou o retorno de torcedores aos estádios para eventos esportivos. A partir do dia 4 de outubro, será liberado 30% da lotação e, de acordo com a decisão tomada durante reunião entre o governador João Doria e o Comitê Científico, a liberação do público será aumentada gradativamente, até chegar à lotação completa.

Assim, do dia 15 a 30 de outubro, será liberada a entrada de 50% da lotação. A partir do dia 1º de novembro, o governo autoriza o acesso de 100% dos torcedores nas arenas.

As condições para entrar nos estádio, segundo Doria, será apresentar comprovante das duas doses de vacina (Coronovac, Astrazeneca e Pfizer) ou da dose única da Janssen. Para quem tomou apenas uma dose, deve apresentar teste de Covid-19 com resultado negativo.

Comunicado oficial do governo de São Paulo:

“O Comitê Científico do Governo do Estado de São Paulo autorizou a volta do público nos estádios de futebol a partir do dia 4 de outubro. A capacidade será limitada para 30%, com o cumprimento de todas as normas sanitárias e de prevenção contra a Covid-19. Após o dia 16 de outubro a capacidade será ampliada para 50%.

Para o ingresso nos estádios, os clubes devem exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou dose única da Janssen. Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá ter tomado ao menos uma dose de vacina e apresentar um teste negativo com validade de 48h para os do tipo PCR ou 24h para os testes de antígeno. O uso de máscara é obrigatório em todos os setores do estádio”.

Séria A do Brasileirão

Ainda segundo o Governo de SP, as medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19 ficará sob responsabilidade dos organizadores dos eventos esportivos. O governo de Pernambuco também liberou o acesso de mais torcedores nos estádios.

Para a realização da Série A do Brasileirão, a condição dos clubes é que 100% das praças tenham sido liberadas pelas autoridades. Dessa forma, para os fãs de futebol poderem assistir o campeonato das arquibancadas, resta apenas um acordo do Bahia e da federação baiana com o governo.

O time baiano fez uma solicitação ao governo para aval de 30% da Arena Fonte Nova a partir da 23ª rodada do Brasileirão. A ideia é chegar com a permissão ao conselho técnico de terça-feira (28), junto à CBF, para que o público seja liberado.

[tdj-leia-tambem]