
A cidade de Jundiaí e a região têm motivos de sobra para comemorar: quatro atletas do Time São Paulo foram convocados para os Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, que ocorrerão na Itália, entre 6 e 15 de março.
Entre os selecionados, estão Cristian Ribera e Wellington da Silva, ambos de Jundiaí, além de Elena Sena, de Franco da Rocha, e Aline Rocha, do Paraná, radicada em São Paulo.

Representantes de Jundiaí
A convocação foi anunciada nesta terça-feira (27) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).
Todos os convocados são especialistas em esqui cross-country e integram o Time São Paulo, projeto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPCD).
Cristian Ribera: veterano de Jundiaí
Natural de Rondônia, mas morador de Jundiaí desde os três meses de idade, Cristian Ribera participará pela terceira vez consecutiva dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Em sua estreia, aos 15 anos, conquistou o sexto lugar na prova de 15km em PyeongChang 2018, melhor resultado brasileiro na história dos Jogos de Inverno. Já em Pequim 2022, ficou em nono lugar na prova de sprint.

“Muito feliz em representar o Brasil mais uma vez. Vai ser a minha terceira vez nos Jogos Paralímpicos”, declarou Cristian.
Curiosamente, sua irmã, Eduarda Ribera, também estará na Itália, mas como atleta dos Jogos Olímpicos de Inverno, tornando os irmãos de Jundiaí protagonistas de um feito inédito para a cidade.
Wellington da Silva estreia com conquistas
Outro nome de Jundiaí é Wellington da Silva, de 19 anos, que fará sua estreia nos Jogos. Em 2023, ele ganhou a medalha de prata na Copa Continental da Noruega e, em 2025, venceu quatro provas na Argentina: sprint, 5km, 10km e 20km.
“Estou um pouco ansioso, mas muito feliz em representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos”, disse.
