
Jundiaí, Itupeva, Louveira e Cabreúva são algumas das cidades da região que contam com rotas ciclísticas muito requisitadas pelos adeptos do esporte. Veja o que cada uma delas tem neste levantamento feito pelo Tribuna de Jundiaí:
Jundiaí
A cidade conta com uma infinidade de locais que podem ser usados para os passeios de bike. Muitos grupos de ciclistas, inclusive, foram montados para que as pessoas pudessem conhecer estes locais.
Dois deles são oficiais, pois constam em leis aprovadas na Câmara Municipal. Com o apoio e sugestões de grupos de ciclistas da cidade, o então vereador Cristiano Lopes (hoje gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) criou o projeto para instituição do Circuito Eco-Esporte Rio Acima (lei 9079/2018) e o Circuito Eco Esporte Santa Clara (lei 8931/2018), conhecidos como Estradas Parques.
“As leis oficializam estas rotas, gerando maior controle e segurança para quem pratica esportes e também aos pedestres, além de reforçar o uso sustentável do território e dos recursos naturais da região e recuperação de áreas degradadas. É mais segurança para os esportistas, que terão sinalização, locais de descanso e ecopontos pelo percurso”, destacou Lopes.
[tdj-leia-tambem]
Rio Acima – O Circuito tem início à altura do no 4000 da Avenida Augusto Mazzi, segue pela Avenida Carlos Martins até a Avenida Geraldo Azzoni, no cruzamento com a Avenida Christian Stackfleth, e desta segue até a Avenida Gustavo Stackfleth, de onde retorna à Avenida Augusto Mazzi, até ao ponto de início.
O trecho do Circuito, popularmente conhecido como “Volta do 4000”, em razão do percurso iniciar-se defronte a este número da Avenida Augusto Mazzi, já é usado rotineiramente pelos ciclistas, cavaleiros e adeptos de corrida de rua.
“Com a regulamentação do trecho, através da sinalização adequada, infraestrutura e aumento da segurança, muitos problemas enfrentados no local serão minimizados, otimizando e trazendo mais qualidade às atividades ali praticadas pelos usuários”, completou Cristiano Lopes.
Itupeva
Com o objetivo de impulsionar o turismo local e a prática do ciclismo no município, a Prefeitura de Itupeva elaborou a “Rota de Cicloturismo” da cidade, com 210 km de trajeto e, inicialmente, com sete pontos de visitação.
A iniciativa consiste em orientar os adeptos do ciclismo de estrada e atender uma demanda dos ciclistas da cidade. Com o mapeamento é possível contemplar o itinerário, a distância percorrida, o tempo previsto, grau de dificuldade, ganho de elevação, além de placas indicativas e o mapa de localização.

As primeiras sete rotas são: do Limoeiro (42 km), Dez Fazendas (54 km), Caminho do Amor (22 km), Lagoa Grande (17 km), Fácil (11 km), Beira Rio (22 km) e Fantasma (41 km).
“Além das sete rotas mencionadas, outras estão sendo mapeadas e serão anunciadas até o final do mês de agosto”, informa a Prefeitura, que também lançou uma tour virtual pelo percurso, assista:
Em maio deste ano, foi criada uma nova rota – desta vez intermunicipal, que abrange Itupeva, Vinhedo e Louveira. A distância total (ida e volta) é de 54,46 km e garante que o ciclista saia do Centro de Informações Turísticas de Itupeva e se dirija até o de Louveira.
O Centro de Informações está na Praça da Bíblia (antiga Praça do Milênio). O horário de funcionamento é de quarta e sexta, das 8 às 17h, aos sábados, das 6h30 às 16h30 e, aos domingos, das 6h30 às 14h30.
Louveira
A Prefeitura vai realizar o 1º Louveira Bike, que acontece de amanhã (20) a domingo (22), das 8h às 21h, com diversas atrações na Estação Ferroviária de Louveira (rua 21 de Março, nº 35-159, na Vila Pasti). A cidade também vai lançar o projeto “Rotas do Cicloturismo”.

Confira a programação:
Sexta-feira (20)
18h: Palestra sobre a mudança nas bicicletas ao longo do tempo e sobre a trajetória do palestrante Márcio Ravelli no mountain bike.
20h: Tributo à banda Queen e Outros Clássicos, com Renan Cavolik – Neste show, o cantor e compositor, que participou do The Voice Brasil, apresenta versões de clássicos da banda britânica Queen e outros sucessos do rock mundial.
Sábado (21)
9h: Abertura da Exposição Bike Antiga
10h – DJ Jota Wagner (Long Set) – Jota Wagner é DJ e produtor musical com mais de 20 anos de carreira e dezenas de discos lançados por gravadoras americanas e europeias desde os anos 1990.
14h: Palestra “Viva os rolês com diversão e evolução sempre!”, com Luciano Kdera Lancelotti, narrador e comentarista esportivo.
16h: Palestra “Como se tornar um atleta olímpico no MTB: treinamento e jornada até o grande objetivo”, com Cadu Polazzo, treinador especializado na modalidade e técnico da seleção brasileira.
17h: Palestra “A importância da alimentação na prática do ciclismo”, com Alyne Hentz, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional e atuante como nutricionista esportiva.
18h: Palestra “Ciclismo para todos: curiosidades, diferenças e particularidades entre os ciclistas amadores e profissionais”, com Hélio Souza, treinador de ciclistas brasileiros como Henrique Avancini, campeão mundial de MTB.
21h: Tributo à Amy Winehouse, com Shelly Simon – Desde 2011 a cantora Shelly Simon apresenta este show especial onde homenageia a grande diva britânica Amy Winehouse.
Domingo (22)
9h: lançamento do Projeto Rotas do Cicloturismo de Louveira;
14h – Jazz Na Cara – O grupo de traditional jazz fundado pelo músico louveirense Ricardo Oliveira já percorreu todo o Brasil e agora apresenta seu repertório ao público da cidade.
15h40 – Marcio Maresia – O reconhecido cantor, gaitista e multi-instrumentista apresenta seu show autoral “One Man Band”, onde toca vários instrumentos ao mesmo tempo.
Cabreúva
A Prefeitura de Cabreúva dá sugestões de rotas e passeios no site da cidade. A primeira delas é passar a manhã por trilhas e cachoeiras numa fazenda situada num vale da Serra do Japi. Lá o visitante tem a opção de almoçar por quilo na propriedade, levar lanche para piquenique ou reservar antecipadamente uma das churrasqueiras do local.
Por estar próximo de uma área urbana, é possível almoçar em alguns dos restaurantes no Bairro do Jacaré. Mais informações no Instagram.

Rota Limoeiro – No pé da Serra, integrada com Itupeva. A rota passa por estradas antigas da época do café, com fazendas do Século XIX como a São Simão, Concórdia e Pinhal, que ainda cultivam o grão e guardam suas características nas fachadas das Sedes e colônias. A paisagem também é marcada pela presença dos Matacões, pedras de granito e vegetação de transição de Mata Atlântica para Cerrado, que faz essa região um lugar de “vistas” únicas. Nessa região a Rota torna-se intermunicipal, passando pela cidade de Indaiatuba e Itupeva, num trecho conhecido como “Rota do Limoeiro”, que aumenta o raio para a prática do ciclismo, em toda a região.
Alcançado a outra parte da rota que é cortada pela Rodovia D. Gabriel Paulino Bueno Couto (o trajeto é feito por acesso abaixo da rodovia), chega-se ao caminho que vai percorrendo a cidade aos pés da Serra do Japi. Antiga rota utilizada por romeiros em direção ao Santuário do Bom Jesus, que atingiam o Pé do Morro e depois encaravam a aventura das trilhas na mata até atingir o seu destino, a estrada percorre a área rural da cidade que fica aos pés da Reserva, com paisagens belíssimas até cortar a Reserva Estadual por uma estrada e retornar novamente ao Bairro Jacaré.