
A Escola de Artes Marciais Wu De, sob a direção do professor Júlio César Maia, de 36 anos, tem se destacado como um importante centro de ensino de Kung Fu em Jundiaí. Com um histórico rico em competições e eventos, a Wu De se prepara para mais um capítulo de história: o Campeonato Paulista de Kung Fu Tradicional, que reunirá atletas de diversas cidades no próximo dia 29 de setembro.
O Campeonato Paulista de Kung Fu Tradicional, organizado pela Confederação Brasileira de Artes Marciais Chinesas, acontece em Água Branca, São Paulo. “Neste ano de 2024 o Campeonato contará com 1.640 atletas e 81 associações participantes no total. Os competidores estarão nas modalidades de Sanda (lutas) e Taoluos (demonstrações de técnicas), além de competições infantis. Nossa escola estará levando 20 atletas de Jundiaí para representar a cidade”, explica Maia.

A Wu De nasceu com a ideia e o trabalho de Júlio César, que iniciou um projeto com aulas Wushu Olímpico no Clube Nacional em Jundiaí e outro projeto social no Jardim São Camilo. Com o crescimento das aulas e dos alunos, a escola evoluiu para formar a Equipe Família Long, composta por quase 40 alunos dedicados ao Kung Fu.
Em 2015, a escola conquistou um espaço próprio, permitindo uma expansão das atividades. “A equipe, tornou-se assim, oficialmente, uma Escola de Artes Marciais com um trabalho mais intenso com Tai Chi Chuan, Kung Fu Long Xing Quan e Kung Fu Wing Chun.”
Uma importante adição foi a turma “Kung Fu Kids”, que oferece treinos específicos para crianças. Já a mudança mais recente ocorreu em 2020, quando a escola adotou seu nome atual. “Escola de Artes Marciais Wu De, nome que significa ‘virtude marcial’, é uma espécie de código de honra entre os praticantes de Kung Fu Tradicional”, explica.
Copa Brasil de Kung Fu em Jundiaí
Além das competições, a Escola Wu De também organiza eventos para promover as artes marciais. No dia 14 de julho de 2024, a escola realizou a Copa Brasil de Kung Fu, que se destacou como o maior campeonato de Kung Fu de Jundiaí.
“Este foi o primeiro grande evento organizado pela Escola Wu De e contou com 900 atletas e um total de 1.400 pessoas no Romão de Souza. O evento foi gratuito e reuniu atletas de diversas regiões, além de contar com a presença de professores da cidade como convidados de honra e ser gratuito”, finaliza Júlio César.

[tdj-leia-tambem]