
O ciclista jundiaiense Thiago Velardi está no Canadá para a disputa do 1º Campeonato Mundial de E-MTB (Mountain Bike Elétrica), na categoria elite. Ele conquistou a vaga no mês de julho ao ser vice-campeão brasileiro na edição desta categoria no Cannondale MTB Festival, em Mairiporã.
Thiago é atleta de downhill e enduro, mas aderiu recentemente as competições no cross country olímpico com as bicicletas elétricas. Ele utiliza a bicicleta nacional da Groove Bikes.
“Como construtor de trilhas, organizador de eventos e atleta, quero construir para chegar ao alto nível no Brasil em curto prazo para ser referência mundial”, destaca o atleta que é fundador da Montanhas Race.
Na competição no Canadá, o jundiaiense disputará contra campeões mundiais e olímpicos que corriam com as mountain bike comum.
Ele explica que diferente de várias bicicletas, a elétrica tem um pedal assistido, ou seja, um auxílio quando se pedala até 25 km/h. A partir dessa velocidade o motor corta e fica 100% por conta do atleta. O regulamento também limita motores de até 250 watts.
Thiago acredita que as bicicletas elétricas são uma tendência no cenário mundial que veio para ficar. Ele explica que as marcas estão investindo no segmento e as competições são uma prova disso.
“As bikes elétricas beneficiam pessoas com menos preparo físico para conquistar as montanhas. E no lado competitivo, há uma evolução do nível técnico tanto subindo quanto descendo as trilhas, o que irá tornar os eventos mais emocionantes para o público”, finaliza.