
Aos 17 anos, a atleta Maria Lívia Barbosa do Nascimento é o grande destaque no crossfit. A jundiaiense tem chamado a atenção no esporte e está cada vez mais próxima de se tornar a principal atleta da categoria no Brasil.
Uma recente conquista reforça essa tese, inclusive. Neste mês, ela garantiu participação no Crossfit Games Madison, em Wisconsin, nos Estados Unidos. A vaga veio com a décima colocação na categoria “Teen” (competidores de 14 a 17 anos) da qualificatória, disputada de forma on-line.
Maria Lívia contou que recebeu como prova a realização de cinco treinos, que ela gravou em vídeos e depois encaminhou aos avaliadores da competição. A disputa em território americano será feita de 27 de julho a 1 de agosto.
“Conquistar essa vaga sempre foi um sonho muito grande, que eu carrego comigo desde quando comecei a praticar Crossfit, aos 12 anos. A ficha nem caiu ainda, estou muito feliz com essa conquista! É muito gratificante ver todo o trabalho duro que tive durante a preparação e que valeu a pena. E, se precisasse, faria tudo de novo, porque por mais difícil que tenha sido chegar até aqui, estou fazendo algo que amo! Eu me diverti muito durante todo o processo”, comentou a atleta.

Carreira
Com apenas 15 anos, a jundiaiense chegou ao vice-campeonato do TCB (Torneio CrossFit Brasil), que é o campeonato mais tradicional de condicionamento físico do país, realizado desde 2010. É, também, o evento com a maior premiação individual na modalidade. A competição leva os atletas ao limite físico e psicológico, durante quatro dias de disputas. Neste ano, foi realizado em Sorocaba.
“Eu conheci o crossfit quando minha mãe me levou pra fazer uma aula kids, durante as férias do sétimo ano. Era para crianças, mesmo, nada voltado à competição. As férias acabaram, mas não quis parar de treinar: comecei a fazer aula com os adultos, no horário normal do box que treinava. Mais ou menos um ano depois, procurei uma planilha de competição para dar início aos treinos. Foi assim que comecei a disputar provas”, lembrou.

Pai atleta
A velha máxima de que “filho ou filha de peixe, peixinho é” cabe bem para explicar a importância do esporte na vida dela. Maria Lívia é filha de Márcio Joanita, piloto jundiaiense de motocross.
“É muito bom ter um pai atleta, porque ele entende tudo o que eu passo. É o primeiro a dar conselhos, também, mas precisa ter paciência (risos). Às vezes, ele acha que preciso fazer tudo exatamente como na época que era atleta, só que são esportes muito diferentes (risos)”, brincou.
Sobre o corpo
A escolha pelo esporte também trouxe mudanças ao corpo, mas Maria Lívia diz que lida bem com isso. “Parei de me importar com a estética já tem um bom tempo (risos). Quando comecei a treinar sério e fazer dieta, percebi que meu corpo tinha mudado muito. No começo estranhei, justamente pelo fato de as pessoas comentarem bastante a respeito. Muita gente olhava as fotos das atletas famosas e falava: ‘Nossa, mas isso é feio… você não vai ficar assim, né?’. Antes de virar atleta, também achava o corpo das atletas de crossfit um pouco diferente, mas nunca cheguei a achar feio. Até porque, se você quer se dedicar à performance, precisa abrir mão de muitas coisas e ter um corpo padrão é uma delas”.
Ela conta com os seguintes patrocinadores: Foumixx, Engen Nutrition, Renato Lorenzol (nutricionista), Fisio Health e a Crossfit Bahamut.

O que é?
O CrossFit surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, e chamou a atenção até de academias de treinamento de oficiais das Forças Armadas americanas. Ele é um esporte derivado de vários outros, como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso.
[tdj-leia-tambem]
O resultado da combinação de diferentes exercícios é um condicionamento físico completo – com uma grande redução de gordura corporal e a regularidade em manter uma ótima forma.
No Brasil, o maior garoto-propaganda do crossfit é o ex-BBB Arthur Pícoli, que trabalha como personal trainer e instrutor no Rio de Janeiro. Maria Lívia diz que não acompanhou a última edição do Big Brother Brasil, mas soube da participação de Arthur.